A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Ivaí
Muriaé
...
 
 
E. F. Leopoldina (1886-1966)
MURIAÉ
(antiga SÃO PAULO DO MURIAÉ)
Município de Muriaé, MG
Ramal de Muriaé - km 394,853 (1960)   MG-0397
  Inauguração: 01.01.1886
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Muriaé foi entregue entre os anos de 1885 e 1886, com apenas duas estações, para ligar a linha de Manhuaçu à cidade de São Paulo de Muriaé (Muriaé), conforme planos originais da E. F. Alto do Muriaé, comprada pouco antes pela Leopoldina. O ramal foi extinto em 31/05/1966.
 
A ESTAÇÃO: A estação de São Paulo do Muriaé foi inaugurada em 1886 pela E. F. Leopoldina. Mais tarde, o seu nome foi simplificado para Muriaé. A estação foi fechada com o ramal, em 01/05/1966. Foi demolida e em seu lugar construída uma praça. "Quando foi desativado o ramal, em 1966, eu residia em Muriaé. Eu me lembro muito bem da estação. Eu não sei exatamente o ano em que a estação foi derrubada, mas não demorou muito. Talvez de 2 a 4 anos, o que daria entre 1968 a 1970. Nessa época, entre a estação e o barranco que aparece atras da estação, passava uma rua, bem larga, calçada. O espaço em frente à estação também era todo calçado. E ao longo daquele barranco já tinham sido construidas várias casas e lojas. O barranco só aparecia acima da linha do telhados dessas construções. Certamente, pela minha memória, aquela foto da obra (abaixo) não é da época da demolição. Resta então a possibilidade de ser durante alguma reforma da linha, num ano bem no início do século 20, talvez em torno de 1930" (Flávio Moreira, Ipatinga, MG, 01/2006). (Fontes: Flávio Moreira; Guias Levi, 1932-1980)
     

Ao lado esquerdo, a estação de São Paulo do Muriaé, nos "bons tempos". Notar no dístico o símbolo LR - Leopoldina Railway. Foto do livro Minas Gerais, de 1918, acervo Carlos Cornejo
Acima, a estação aparentemente em dia de festa com a chegada do trem. Foto de autor desconhecido
Ao lado esquerdo, a estação com o leito ferroviário escavado, numa provavel reforma na linha, por volta de 1930 (ver texto acima). Foto de autor desconhecido  
     
Atualização: 10.09.2007
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.