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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Sampaio Corrêa
Bacaxá
Ponte dos Leite
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Maricá (1913-1943)
E. F. Central do Brasil (1943-1960)
E. F. Leopoldina (1960-1962)
BACAXÁ
Município de Saquarema, RJ
E. F. Maricá/Ramal de Cabo Frio - km 100,776 (1960)   RJ-1684
    Inauguração: 04.08.1913
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Maricá teve o seu primeiro trecho aberto em 1888, ligando as estações de Alcântara e Rio do Ouro. Em 1889 chegou a Itapeba e somente em 1894 a Marica. Em 1901, chegava a Manuel Ribeiro. Nilo Peçanha, como Presidente da Província do Rio e também da República, conseguiu a união da linha com a Leopoldina na estação de Neves, construída para esse entroncamento, e do outro lado prolongou a linha até Iguaba Grande. Em 1912, entretanto, o capital dos empresários da região acabou e a linha foi vendida à empresa francesa Com. Generale aux Chemins de Fer. Em 1933, o Governo Federal encampou a ferrovia e a prolongou, em 1936, até Cabo Frio, onde se embarcava sal das salinas das praias. Em 1943, a E. F. Marica foi passada para a Central do Brasil. Em fins dos anos 1950, passou para a Leopoldina. Os trens passaram a sair da estação de General Dutra, em Niterói, entrando no ramal em Neves. Em janeiro de 1962, parou o trecho Maricá-Cabo Frio. Em 1964, parou o trecho Virajaba-Maricá. Em 1965, somente seguiam trens de subúrbio ligando Niterói a Virajaba, com o resto do ramal já desativado. A ferrovia foi finalmente erradicada em 31/01/1966.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Bacaxá foi inaugurada em 1913, quando do prolongamento da ferrovia até Araruama. Foi ponta da linha por

ACIMA: Pátio e estaçãom de Bacaxá e parte da vila, em 1961 (Eduardo Margarit: O resgate da história de uma ferrovia nas escolas da região dos lagos fluminenses, UFF, 2009).
alguns meses até os trilhos chegarem a Araruama em dezembro. "As principais mercadorias que embarcavam na estação Bacaxá eram: limão, galinhas, bois e porcos, procedentes das muitas fazendas que existiam na região. Os moradores de Saquarema utilizavam o trem para ir a Niterói ou então de lá, chegar ao Rio de Janeiro através das barcas, os que moravam próximo à estação aproveitavam a parada do trem para vender doces" (Eduardo Margarit: O resgate da história de uma ferrovia nas escolas da região dos lagos fluminenses, UFF, 2009). Já foi demolida.
(Fontes: Daniel Gentili; André Martins Borges; O Malho, 1929; Eduardo Margarit: O resgate da história de uma ferrovia nas escolas da região dos lagos fluminenses, UFF, 2009; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Bacaxá em 1929. O Malho,19/10/1929

A estação em desenho. Autor desconhecido. Cessão André Martins Borges
     
     
Atualização: 19.08.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.