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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Bacaxá
Ponte dos Leite
Araruama
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Maricá (1914-1943)
E. F. Central do Brasil (1943-1960)
E. F. Leopoldina (1960-1962)
PONTE DOS LEITE
Município de Araruama, RJ
E. F. Maricá/Ramal de Cabo Frio - km 112,426 (1960)   RJ-1865
    Inauguração: 07.02.1914
Uso atual: posto médico   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Maricá teve o seu primeiro trecho aberto em 1888, ligando as estações de Alcântara e Rio do Ouro. Em 1889 chegou a Itapeba e somente em 1894 a Marica. Em 1901, chegava a Manuel Ribeiro. Nilo Peçanha, como Presidente da Província do Rio e também da República, conseguiu a união da linha com a Leopoldina na estação de Neves, construída para esse entroncamento, e do outro lado prolongou a linha até Iguaba Grande. Em 1912, entretanto, o capital dos empresários da região acabou e a linha foi vendida à empresa francesa Com. Generale aux Chemins de Fer. Em 1933, o Governo Federal encampou a ferrovia e a prolongou, em 1936, até Cabo Frio, onde se embarcava sal das salinas das praias. Em 1943, a E. F. Marica foi passada para a Central do Brasil. Em fins dos anos 1950, passou para a Leopoldina. Os trens passaram a sair da estação de General Dutra, em Niterói, entrando no ramal em Neves. Em janeiro de 1962, parou o trecho Maricá-Cabo Frio. Em 1964, parou o trecho Virajaba-Maricá. Em 1965, somente seguiam trens de subúrbio ligando Niterói a Virajaba, com o resto do ramal já desativado. A ferrovia foi finalmente erradicada em 31/01/1966.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Ponte dos Leite foi inaugurada em 1914, um ano após ser implantado o prolongamento da E. F. Maricá que chegou até Araruama. "Na localidade de Ponte dos Leite, distrito de Araruama, se instalaram algumas indústrias para o beneficiamento do sal e fabricação de cal, gesso e barrilha junto a ferrovia. Segundo moradores, Ponte dos Leite possuía atividades comerciais mais intensas do que o próprio centro da cidade de Araruama. Quando a ferrovia foi desativada na década de 1960, as indústrias também encerraram suas atividades. Sem possuir um meio de transporte eficiente as indústrias fecharam as portas, deixando muitos desempregados. Com o fim das atividades produtivas em Ponte dos Leite, o comércio também fechou e hoje não existe nem mesmo uma padaria no bairro" (Eduardo Margarit: O resgate da história de uma ferrovia nas escolas da região dos lagos fluminenses, UFF, 2009). Hoje, o prédio da estação, desativado desde os anos 1960, serve como posto médico.
(Fontes: Cleiton Pieruccini; Eduardo Margarit: O resgate da história de uma ferrovia nas escolas da região dos lagos fluminenses, UFF, 2009; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, em 2000. Autor desconhecido

A estação em 10/2010. Foto Cleiton Pieruccini

A estação em 10/2010. Foto Cleiton Pieruccini
     
Atualização: 02.11.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.