A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Sapucaia
Rio Novo
...
 
E. F. Itapemirim (c.1930-c.1940)
RIO NOVO
Município de Rio Novo do Sul, ES
E. F. do Litoral - km 12 (1933)   ES-3035
Altitude: -   Inauguração: c.1930
Uso atual: desconhecido   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1928
 
 
HISTORICO DA LINHA: O primeiro trecho da E. F. do Litoral foi entregue por volta de 1930, partindo da estação de Paineiras, na E. F. Itapemirim. O projeto indicava a construção de uma ferrovia entre Vitoria e Ponte de Itabapoana, ambas estações da Leopoldina. Parece que o trecho aberto nunca conseguiu ser prolongado e a ferrovia teria sido extinta no final dos anos 1930. A partir de 1940, a E. F. do Litoral já não consta dos guias, o que significa que ou ela foi fechada, ou foi suprimida ao transporte público, ficando apenas como cargueira de alguma usina no local.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Rio Novo foi inaugurada por volta de 1928. Pelo menos, nesse ano, o prédio foi concluído. Em 1933, o horário dos seus trens constava do Guia Levi e levava-se 40 minutos de Rio Novo a Paineiras, num trecho de 12 quilômetros.

Era a ponta de uma pequena ferrovia, a E. F. do Litoral, que partia da estação de Paineiras, na E. F. Itapemirim. Era na verdade um pequeno ramal, mas que deveria ser bem maior, acompanhando o litoral entre duas estações da Leopoldina, Ponte de Itabapoana, na divisa do ES com o RJ, e a capital Vitória, passando, no entanto, bem mais próximo da costa do que a linha da Leopoldina.

"Essa E. F. do Litoral aparece como Linha do Litoral no Guia Levi, ligando Rio Novo do Sul a Paineiras, esta na E. F. Itapemirim. Pode não ter pertencido à EFI, mas era operada estritamente em conjunção com esta. Durante a semana as conexões em Paineiras favoreciam quem vinha de Rio Novo para Cachoeiro e vice-versa; nos finais de semana as conexões eram de e para Marataízes. Muito provável que tenha começado como um projeto separado e que acabou "engolido" pela E.F.I." (Nicholas Burman, 04/2005).

A partir de 1940, a E. F. do Litoral já não consta dos guias, o que significa que ou ela foi fechada, ou foi suprimida ao transporte público, ficando apenas como cargueira de alguma usina no local. A estação pode ter sido fechada nessa época. Não se tem notícias da estação, hoje.
     

A estação de Rio Novo, em 1928, recem-terminada. Cessão A. Malacarne

 
     
Atualização: 14.11.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.