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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Iguaba Grande
São Pedro da Aldeia
Fonseca
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Maricá (1937-1943)
E. F. Central do Brasil (1943-1960)
E. F. Leopoldina (1960-1962)
SÃO PEDRO DA ALDEIA
Município de São Pedro da Aldeia, RJ
E. F. Maricá/Ramal de Cabo Frio - km 146,879 (1960)   RJ-1860
Altitude: 4,100 m   Inauguração: 11.09.1937
Uso atual: sede regional do IPHAN   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Maricá teve o seu primeiro trecho aberto em 1888, ligando as estações de Alcântara e Rio do Ouro. Em 1889 chegou a Itapeba e somente em 1894 a Marica. Em 1901, chegava a Manuel Ribeiro. Nilo Peçanha, como Presidente da Província do Rio e também da República, conseguiu a união da linha com a Leopoldina na estação de Neves, construída para esse entroncamento, e do outro lado prolongou a linha até Iguaba Grande. Em 1912, entretanto, o capital dos empresários da região acabou e a linha foi vendida à empresa francesa Com. Generale aux Chemins de Fer. Em 1933, o Governo Federal encampou a ferrovia e a prolongou, em 1936, até Cabo Frio, onde se embarcava sal das salinas das praias. Em 1943, a E. F. Marica foi passada para a Central do Brasil. Em fins dos anos 1950, passou para a Leopoldina. Os trens passaram a sair da estação de General Dutra, em Niterói, entrando no ramal em Neves. Em janeiro de 1962, parou o trecho Maricá-Cabo Frio. Em 1964, parou o trecho Virajaba-Maricá. Em 1965, somente seguiam trens de subúrbio ligando Niterói a Virajaba, com o resto do ramal já desativado. A ferrovia foi finalmente erradicada em 31/01/1966.
 
A ESTAÇÃO: A estação de São Pedro, depois São Pedro da Aldeia nos anos 1940, foi inaugurada em 1937. Foi fechada nos anos 1960 com a desativação da linha. O prédio existe até hoje e em 2006, foi

ACIMA: A estação de São Pedro da Aldeia, supostamente pouco após a inauguração em 1937 (Autor desconhecido).
reformado. Foi por muito tempo, depois de sua desativação, terminal rodoviário. Depois de uma reforma em 2007, estava sendo reformada em 2010, sob assistência do IPHAN. Em 2012, já era sede regional do órgão.
(Fontes: Ricardo Corte; Rodrigo Silva; Daniel Gentili; Carlos Euclides Miguez; Newton Carneiro; Laís Gomes; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de São Pedro da Aldeia, anos 1990. Foto Newton Carneiro

A estação de São Pedro da Aldeia, anos 1990. Foto Newton Carneiro

A estação de São Pedro da Aldeia, anos 1990. Foto Newton Carneiro

A estação em 2003. Foto Laís Gomes

A estação, reformada, em 01/2006. Foto Newton Carneiro

A estação em nova reforma em 02/2010. Foto Rodrigo Silva

A estação em janeiro de 2012. Foto Ricardo Corte
   
 
     
Atualização: 23.03.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.