A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Três Irmãos
Vieira Braga
Quartéis
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Santo Antonio de Pádua (1883-1884)
E. F. Macaé a Campos (1884-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1975)
RFFSA (1975-1996)
VIEIRA BRAGA
Município de Cambuci, RJ
Linha de Campos a Miracema - km 407,264 (1960)   RJ-3436
    Inauguração: 1883
Uso atual: demolida?   com trilhos
Data de construção do prédio atual: nenhum
 
 
HISTORICO DA LINHA: A ferrovia ligando Campos a São Fidélis foi aberta em 1/8/1891, por uma concessão recebida por Edmundo Meinick e outros em 1876. Por outro lado, a E. F. Santo Antonio de Pádua, com uma concessão de 1879, havia estabelecido uma linha unindo Luca (São Fidélis) a Santo Antonio dos Brotos (Miracema), ferrovia esta aberta em 1880, de São Fidelis até Santo Antonio de Pádua, e em 1883, desta cidade até Miracema. Em 1884, este última foi vendida à E. F. Macaé a Campos. Em 1891, quando Miracema já estava ligada a Campos pela junção das duas ferrovias, ambas já pertenciam à Leopoldina. A linha era ligada até a linha do Manhuaçu próxima a Miracema, através do ramal de Paraoquena, que liga as estações de Cisneiros, naquele ramal, com a de Paraoquena. Embora tenha parado de transportar passageiros desde o início dos anos 80 (em 1980 ainda trens mistos carregavam passageiros de Recreio a Campos), a linha está ativa até hoje para cargueiros da FCA. Nos últimos tempos, o trem de passageiros, e hoje os cargueiros, seguiam direto de Cisneiros, na linha do Manhuaçu, pelo ramal de Paraoquena até Campos, deixando o trecho Paraoquena-Miracema desativado.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Vieira Braga foi inaugurada em 1883. "A estação original foi demolida, e tudo o que sobrou foi uma pequena cobertura, que ainda se mantém de pé por obra e graça dos moradores do lugar" (Carlos Latuff, 10/2006). Mas teria

ACIMA: A parada em 1982, foto tomada do trem de passageiros (Foto Hugo Caramuru).
mesmo existido um prédio para a parada ali? A foto de 1982 já mostra a mesma plataforma com cobertura, isolada.
(Fontes: Carlos Latuff; Hugo Caramuru; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - R. M. Giesbrecht)
     

Plataforma ainda com cobertura, com o nome Vieira Braga. Foto Carlos Latuff em 10/2006

Plataforma ainda com cobertura, com o nome Vieira Braga. Foto Carlos Latuff em 10/2006

Plataforma ainda com cobertura, com o nome Vieira Braga. Foto Carlos Latuff em 10/2006
 
     
Atualização: 10.03.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.