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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Maricá (1888-1964)
VIRAJABA
(antiga SERRA e RIO DE OURO)

Município de São Gonçalo, RJ
E. F. Maricá/Ramal de Cabo Frio - km 25,752 (1960)
km 26 (1888)

  RJ-4190
Altitude: 65 m   Inauguração: 25.11.1888
Uso atual: bar e moradia (2004)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Maricá teve o seu primeiro trecho aberto em 1888, ligando as estações de Alcântara e Rio do Ouro. Em 1889 chegou a Itapeba e somente em 1894 a Maricá. Em 1901, chegava a Manuel Ribeiro. Nilo Peçanha, como Presidente da Província do Rio e também da República, conseguiu a união da linha com a Leopoldina na estação de Neves, construída para esse entroncamento, e do outro lado prolongou a linha até Iguaba Grande. Em 1912, entretanto, o capital dos empresários da região acabou e a linha foi vendida à empresa francesa Com. Generale aux Chemins de Fer. Em 1933, o Governo Federal encampou a ferrovia e a prolongou, em 1936, até Cabo Frio, onde se embarcava sal das salinas das praias. Em 1943, a E. F. Marica foi passada para a Central do Brasil. Em fins dos anos 1950, passou para a Leopoldina. Os trens passaram a sair da estação de General Dutra, em Niterói, entrando no ramal em Neves. Em janeiro de 1962, parou o trecho Maricá-Cabo Frio. Em 1964, parou o trecho Virajaba-Maricá. Em 1965, somente seguiam trens de subúrbio ligando Niterói a Virajaba, com o resto do ramal já desativado. A ferrovia foi finalmente erradicada em 31/01/1966.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Virajaba foi inaugurada com o nome de Rio do Ouro em 1888. Teria também se chamado Serra. Esta discrepância de nomes ocorreu principalmente a partir do final dos anos 1930 e não consegui uma explicação para esta história.

Foi também a estação terminal de um trem de subúrbio que partia de Niterói a partir pelo menos de novembro de 1964 até pelo menos outubro de 1965, quando o restante da linha, para além da estação, já estava desativada.

Veja o drama da estação de Virajaba neste filme de 1962

O prédio ainda existia, bem como uma caixa d'água, e servia como bar e moradia, segundo Cleiton Pieruccini, em outubro de 2008.

 
1909
AO LADO:
Desastre de trens na estação do Rio de Ouro - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER A REPORTAGEM COMPLETA (O Estado de S. Paulo, 4/11/1909).

ACIMA: Guia Levi, p. 89 em 1917 (sem mês): a estação de Rio de Ouro já aparece no km 26, posteriormente estação de Serra e de Virajaba). Porém, não é mostrado o motivo para isso.

ACIMA: Guia Levi, p. 89 em 1960 (sem mês): a tabela não tem mais Serra, só a de Virajaba. A estação aparece somente como Virajaba e sem quilometragem. Também, qual seria o caso aqui?.

ACIMA: Trem de passageiros na estação de Virajaba em 1962 Carlos Alberto de Souza Barros: Condenados pelo progresso, INCE - Instituto Nacional de Cinema Educativo, 1962).

(Fontes: Cleiton Pieruccini, 2004; Carlos Alberto de Souza Barros: Condenados pelo progresso, INCE - Instituto Nacional de Cinema Educativo, 1962; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação ativa em 1962. Carlos Alberto de Souza Barros: Condenados pelo progresso, 1962

A antiga estação em 04/2004. Foto Cleiton Pieruccini

A antiga estação em 04/2004. Foto Cleiton Pieruccini
     

   
 
     
Atualização: 17.03.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.