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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Fazendinha
José Augusto Vieira
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Mapa da linha - 1926
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central do Brasil (1929-1957)
E. F. Leopoldina (1957)
JOSÉ AUGUSTO VIEIRA
(antiga VÁRZEA DE TERESÓPOLIS)
Município de Teresópolis, RJ
Ramal de Teresópolis - km 37,690 (1925)   RJ-1877
Altitude: -   Inauguração: 1929
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: E. F. TERESÓPOLIS (RAMAL DE TERESÓPOLIS): A ferrovia ligando Magé a Teresópolis foi aberta em 1908, partindo do Porto da Piedade, nos fundos da Baía da Guanabara, chegando a Alto Teresópolis, depois de diversas inaugurações parciais de trechos a partir da Piedade desde 1896. Em 1919, a ferrovia foi encampada pela E. F. Central do Brasil, que prolongou a linha até a várzea de Teresópolis. Já antes de 1940, porém, o trecho entre Porto da Piedade e Magé foi suprimido, e os trens para Teresópolis, operados pela Central do Brasil, passaram a sair da estação de Barão de Mauá e seguindo pela linha da Leopoldina até Magé, daí entravam pela linha original. Em 9 de março de 1957, a linha foi entregue à Leopoldina, que imediatamente suprimiu o trecho Guapimirim-Teresópolis; no trecho Magé-Guapimirim até hoje passam trens de subúrbio operados desde 2011 pela Flumitrens/Central.
 
A ESTAÇÃO: A estação de José Augusto Vieira era a estação final da linha de Teresópolis, e foi aberta 20 anos depois de a linha alcançar a cidade, em 1908, quando chegara somente até a parte alta (Alto Teresópolis).

Por fim, a estação foi inaugurada em 1929, quando a E. F. Central do Brasil já operava a linha. O nome José Augusto Vieira homenageava o construtor da linha.

Ficava na parte baixa da cidade, e seu nome original foi Várzea de Teresópolis, nome que ficou até os anos 1940. É fácil concluir que o povo chamava a estação sempre pelo nome mais antigo, Várzea, muito mais fácil.

Depois da desativação da estação em 1956, o nome Augusto Vieira passou a denominar uma estação na mesma linha, mas entre Magé e Guapimirim.

A estação foi demolida pouquíssimo depois de sua desativação, em 1957, e em 2018 estavam no local erigidos o forum da cidade e um colégio.

"Eu também me lembro de quando um grande temporal fez com que caísse uma barreira do alto do morro que ficava atrás da estação da Várzea em Teresópolis, soterrando a locomotiva e alguns vagões. Creio que daquela data em diante o serviço foi descontinuado em função dos grandes prejuízos que a chuva daquele verão causou aos trilhos ao longo da serra. Eu sei por que daquela época em diante passamos a tomar um ônibus que ia pela Rio - Petrópolis ou íamos no Mercury 1949 que meu pai dirigia" (Amaro Rocha, 02/2008).

1922
AO LADO:
Caiu um raio na estação (O Estado de S. Paulo, 2/4/1922).

ACIMA: A estação, talvez nos anos 1940 ou 1950, com o nome "Therezopolis". Curioso - nenhuma estação no município tinha o nome da cidade. A principal era a de Várzea de Teresópolis, que também se chamava José Augusto Vieira - mas em cima, o nome que apareceia era o da cidade: Teresópolis.

ACIMA: Pátio e estação vistos de cima (morro?) (Autores e datas desconhecidos).

(Fontes: Pedro Paulo Resende; Amaro Rocha; Revista da Semana, 1926)
     

A estação, provavelmente final dos anos 1920. Foto cedida por Pedro Paulo Resende

A estação, provavelmente nos anos 1930. Foto cedida por Pedro Paulo Resende

Desabamento da barreira atrás da estação atinge trens na plataforma, em 1952. Foto cedida por Pedro Paulo Resende

A estação, provavelmente algum tempo depois do desabamento de 1952, pois vê-se o morro desbarrancado. Foto cedida por Pedro Paulo Resende

A estação, em 1957, já desativada e pouco antes de sua demolição. Foto cedida por Pedro Paulo Resende
 
     
Atualização: 22.09.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.