A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Muri
Nova Friburgo
Nova Friburgo-cargas
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. do Cantagalo (1873-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1964)
NOVA FRIBURGO
(antiga FRIBURGO)
Município de Nova Friburgo, RJ
Linha do Cantagalo - km 150,073 (1960)   RJ-1900
Altitude: 848 m   Inauguração: 18.12.1873
Uso atual: Sede da Prefeitura (2016]   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1935
 
 
HISTORICO DA LINHA: O que se convencionou chamar de Linha do Cantagalo pela E. F. Leopoldina correspondia a apenas parte da E. F. Cantagalo, ferrovia original da região. Entre 1860 e 1873, a linha foi construída e aberta entre Porto das Caixas e Macuco, além da cidade de Friburgo. Essa linha originalmente tinha a bitola de 1,676m, depois reduzida para 1,109m e finalmente para métrica. O prolongamento desde a estação de Cordeiro, nesse trecho, até Portela, Às margens do rio Paraíba do Sul, somente foi aberto por pequenos trechos, entre 1876 e 1890, e esse trecho no início era chamado de Ramal Férreo do Cantagalo. Em 1890 a Leopoldina já era dona de todo o trecho, e passou a utilizar o termo Linha do Cantagalo. Esta linha foi fechada por partes: entre Cachoeira de Macacu e Portela a supressão ocorreu em 1967, enquanto que o trecho inicial foi suprimido em 1973. Os trens de passageiros acabaram antes: entre 1962 e 1963 no trecho Cantagalo-Portela e em 15 de julho de 1964 no trecho Cachoeira de Macacu-Cantagalo. Em 1969, o trecho inicial do ramal também teve os trens cancelados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Friburgo foi aberta em 1873.

"Quanto à estação original, há indícios que tenha sido construída por volta de 1875 e a atual inaugurada em 1935. Não tenho certeza sobre a data da estação original, mas cheguei a essa hipótese analizando uma foto do Instituto Moreira Salles, datada desse ano. Nela você pode observar que a construção do prédio estaria sendo ou estava finalizada há pouco tempo. A foto está em anexo. Quanto à data do segundo prédio, é o informativo Centro-Oeste que cita essa data" (Cleiton Pieruccini, 04/2009) (ver caixa abaixo).

Em Nova Friburgo, nome adotado nos anos 1940, o trem passava pelas ruas da cidade, ao lado do trânsito de automóveis e ônibus, assim como em várias cidades dos Estados de Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Os trens de passageiros nesse trecho foram desativados em algum dia entre julho de 1963 e outubro de 1965.

Em 2016 o antigo prédio da estação era a sede da Prefeitura da cidade. Onde ficava o girador de locomotivas foi construída a estação rodoviária. A citada rodoviária foi transferida para a Praça Getúlio Vargas e o antigo prédio foi ocupado pela sede da Guarda Municipal.


1900
AO LADO:
Revolta na estação
, que foi tomada pela multidão e teve os trilhos arrancados (O Estado de S. Paulo, 03/04/1900).

1900
AO LADO:
Ainda sobre a revolta na estação
(O Estado de S. Paulo, 03/04/1900).

1900
AO LADO:
A revolta se espalha por por outras cidades
(O Estado de S. Paulo, 04/04/1900).

1900
AO LADO:
Em 7 de abril, revolta havia chegado a outras outras cidades
, mas o jornal não as especificou (O Estado de S. Paulo, 07/04/1900).

1900
AO LADO:
Em 11 de abril, a revolta que havia começado em Friburgo no dia 3 já se estaendia a Porto das Caixas, ponto de encontro da linha do Cantagalo com a linha do Litoral (veja também página para a estação de Nova Friburgo)
(O Estado de S. Paulo, 11/04/1900).

1900
AO LADO:
O gerente da Leopoldina segue para Nova Friburgo para tentar liberar todas as linha da Leopoldina depois dos acontecimentos que começaram na cidade havia quase dez dias
(O Estado de S. Paulo, 12/04/1900).

A história do segundo prédio da estação começa no mês de março de 1931, quando o então secretário de Obras do Estado, Dr. Pio Borges, autoriza a concorrência pública para a reforma do prédio anterior. Nesse sentido a empresa B. Dutra e Cia Ltda., após vários estudos, propõe ao invés de reformar, um projeto de construção de um prédio inteiramente novo por um preço um pouco mais elevado do que a obra anterior. Aceita e aprovada a idéia é autorizada a execução. As obras se iniciaram em 14/6/1932, e a estação foi inaugurada no dia 2/6/1935. A estação de passageiros da Leopoldina Railway é "um edifício em estilo colonial com 60 metros de fachada longitudinalmente por 10 metros de fundos, sendo a sua entrada um pórtico de três arcos para este lado". A suspensão do tráfego, autorizada pelo Decreto nº. 53.896 de 27/4/1964, efetivou-se no dia 15/7/1964, quando o trem passou pela última vez: os trilhos foram retirados nesta data. Como preito de gratidão o Prefeito Dr. Heródoto Bento de Mello colocou no dia 11/12/1965 a locomotiva de nº. 116 na praça Getúlio Vargas tornando-se um grande atrativo para a população local e os turistas. Contudo, ela foi desmontada a maçarico pelo então Prefeito da época, havendo por toda a população uma grande comoção com o acontecimento. No dia 17/4/1968 foi adquirida pela Prefeitura Municipal o edifício da antiga estação de passageiros para que ali fosse instalada a sede do Executivo, passando por algumas reformas. O edifício da antiga estação ferroviária recebeu no nome de Palácio Barão de Nova Friburgo, numa homenagem ao construtor da estrada de Ferro, foi tombado no dia 7/1/1988 como patrimônio do Estado do Rio de Janeiro pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC).
1931
AO LADO:
A segunda estação de Nova Friburgo: texto de Ronnie Peterson Silva de Andrade.

ACIMA: O trem que partiu de Niteroi em Nova Friburgo em 1931 (Foto: Olavo Cabral Ramos; Cessão: Paulo Vaz).

1937
AO LADO:
Descarrilamento na estação
(O Estado de S. Paulo, 13/1/1937).


ACIMA: O trem passa pela praça Getulio Vargas em Cantagalo, RJ (Cartão postal, sem data, provavelmente anos 1940).
ACIMA: Engraxates pegam "carona" no carro de primeira classe da Leopoldina em movimento nas ruas de Nova Friburgo em 1953 (Singra, O Estado do Paraná, 3-9 de abril de 1953).

ACIMA: Estação de Nova Friburgo, anos 1950-60 (Pró-Memoria).

(Fontes: Marcelo Lordeiro; Ronnie Peterson Silva de Andrade; Ricardo Mattos; Yvan Peixoto Jr.; Jorge A. Ferreira; Cleiton Pieruccini; Singra, O Estado do Paraná, 3-9 de abril de 1953 Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1979; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, nos anos 1940. Foto cedida por Yvan Peixoto Jr.

A estação nos anos 1940. Foto cedida por Jorge A. Ferreira

A estação em 04/2009. Foto Cleiton Pieruccini

A estação em 11/2009. Foto Ricardo Mattos

A ex-estação em 19/3/2016. Foto Fernando Marietan
 
     
Atualização: 10.11.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.