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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Parada Mauá
Santa Dalila
Suruí
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Leopoldina (n/d-1975)
RFFSA (1975-1994)
Flumitrens/Central (1994-2010)
SANTA DALILA
Município de Magé, RJ
Linha Saracuruna-Visconde de Itaboraí - km 44,984 (1960)   RJ-1895
Altitude: 4 m   Inauguração: n/d
Uso atual: em pé; nenhuma (1916)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha ligando Rosário (atual Saracuruna) a Visconde de Itaboraí, projetada desde 1890 pela Leopoldina, sómente foi entregue em 1926 devido a inúmeros entraves burocráticos que foram aparecendo pelo caminho durante esses 36 anos. Na prática, foi essa linha que ligou as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, contornando a Baía de Guanabara, passando por Magé e dando acesso também do Rio de Janeiro a Teresópolis e a linha do Litoral da Leopoldina. A linha cruzava a antiga ferrovia E. F. Mauá na estação de Entroncamento, hoje Bongaba. A linha Saracuruna-Porto das Caixas está atsiva até hoje, por ela passando trens da Flumitrens/Central que ligam Saracuruna a Guapimirim, entrando pelo antigo ramal de Teresópolis. No trecho Magé-Visconde de Itaboraí somente existe tráfego cargueiro ligando o Rio a Campos e Vitória.
 
A ESTAÇÃO: A parada de Santa Dalila parece ser antiga, dado o tipo de construção de sua cobertura da plataforma. No entanto, não consegui a data de sua abertura. Já existia em 1960. Estava em 2016 bem conservada, mesmo sendo uma simples plataforma com cobertura. Porém, já desde 2010 não é mais utilizada como parada "por ter a plataforma muito curta".
(Fontes: Carlos Latuff, 2004; Diego Barbosa, 2009; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A parada de Santa Dalila, com o trem da Central, em 02/2004. Foto Carlos Latuff

A parada de Santa Dalila, em 02/2004. Foto Carlos Latuff

A parada de Santa Dalila, em 02/2004. Foto Carlos Latuff

A parada em 04/2009. Foto Diego Barbosa
 
     
Atualização: 20.05.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.