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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Registro
Teodoro de Oliveira
Muri
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. do Cantagalo (1873-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1967)
TEODORO DE OLIVEIRA
Município de Nova Friburgo, RJ
Linha do Cantagalo - km 134,654 (1960)   RJ-1892
Altitude: 1.075 m   Inauguração: 18.12.1873
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O que se convencionou chamar de Linha do Cantagalo pela E. F. Leopoldina correspondia a apenas parte da E. F. Cantagalo, ferrovia original da região. Entre 1860 e 1873, a linha foi construída e aberta entre Porto das Caixas e Macuco, além da cidade de Friburgo. Essa linha originalmente tinha a bitola de 1,676m, depois reduzida para 1,109m e finalmente para métrica. O prolongamento desde a estação de Cordeiro, nesse trecho, até Portela, Às margens do rio Paraíba do Sul, somente foi aberto por pequenos trechos, entre 1876 e 1890, e esse trecho no início era chamado de Ramal Férreo do Cantagalo. Em 1890 a Leopoldina já era dona de todo o trecho, e passou a utilizar o termo Linha do Cantagalo. Esta linha foi fechada por partes: entre Cachoeira de Macacu e Portela a supressão ocorreu em 1967, enquanto que o trecho inicial foi suprimido em 1973. Os trens de passageiros acabaram antes: entre 1962 e 1963 no trecho Cantagalo-Portela e em 15 de julho de 1964 no trecho Cachoeira de Macacu-Cantagalo. Em 1969, o trecho inicial do ramal também teve os trens cancelados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Teodoro de Oliveira foi inaugurada em 1860 pela E. F. do Cantagalo. "No alto da serra, na estação Teodoro de Oliveira, transpunha-se o divisor de águas a mais de mil metros de altura, a locomotiva de cremalheira era substituída pelas convencionais e começava a descida para o vale do Bengala, rio que corta a cidade de Friburgo. O traçado tortuoso e atrevido da estrada, os córregos encachoeirados, os pássaros empoleirados nos fios do telégrafo, a profundeza dos vales vencidos nos empolgavam e provocavam exclamações de meu pai: 'Como é bonita, Luís, esta estrada." (Luiz Serafim Derenzi, descrevendo a vila nos anos 1920; reproduzido de http://gazetaonline.globo.com/estacaocapixaba) "A operação na serra poderia ser simplificada, ao menos quanto à escala de pessoal e de locomotivas 0-6-0. Por exemplo, o trem de passageiros da tarde, que partia de Niterói para Friburgo, chegava a Teodoro de Oliveira. Os guarda-freios desciam na 0-6-0 em escoteira até Cachoeiras do Macacu, para pernoite, a 21 km! De manhãzinha, subiam de novo a serra, para apanharem o trem em Teodoro de Oliveira para descê-la novamente" (Délio Araújo, 1988). Os trens de passageiros nesse trecho foram desativados em algum dia entre julho de 1963 e outubro de 1965. O pátio e tudo o mais de Teodoro de Oliveira foi arrasado para dar lugar a uma retificação da rodovia Friburgo-Cachoeiras do Macacu-Rio de Janeiro, também segundo Délio Araújo. "A parte final do pátio (sentido Cachoeiras) era cortado pelo viaduto da rodovia Niterói-Friburgo. Quando o antigo trecho da rodovia na serra foi
ACIMA: A estação e seu pátio em 1900. Compare com a foto de baixo (Autir desconhecido). ABAIXO: A foto mostra o local exato onde se encontrava o pátio de Teodoro de Oliveira e a edificação que aparece nela nada tem a ver com a ferrovia, trata-se de um posto da Polícia Rodoviária (Foto Cleiton Pieruccini, abril de 2009).

condenado devido a enormes deslizamentos de terra, aproveitou-se o antigo leito da ferrovia para construir a retifição. O pátio inativo e já sem trilhos e o viaduto sobreviveram até cerca de 1971, quando foram demolidos. A retificação foi inaugurada por volta de 1972
" (Cleiton Pieruccini, 04/2009).
(Fontes: Cleiton Pieruccini; Délio Araújo; Luiz Serafim Derenzi: Caminhos Percorridos; http://gazetaonline.globo.com; O Globo; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 1900. Autor desconhecido

A estação (à direita) de Teodoro de Oliveira. Sem data. Acervo O Globo
 
     
Atualização: 06.09.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.