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VXY Mogiana em MG
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Carapebus
Itaquira
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Macaé a Campos (1875-c.1890)
E. F. Leopoldina (c.1890-1975)
RFFSA (1975-1996)
CARAPEBUS
Município de Carapebus, RJ
Linha do Litoral - km 250,146 (1960)   RJ-1919
Altitude: 10 m   Inauguração: 1875
Uso atual: centro cultural (2023)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 1980 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Carapebus foi inaugurada em 1875, pela Cia. Estrada de Ferro Macaé a Campos, segundo informação da Usina de Carapebus. Ricardo Quinteiro de Mattos cita a data de 2/8/1874.

"Carapebus fica a uns 27 km a nordeste de Macaé, e para chegar lá a linha hoje corta uma reserva ambiental. A cidade está arrumadinha mas deve-se notar que esses municípios estão recebendo royalties do petróleo e alguns usam esse dinheiro melhor do que outros. Atrás da estação há uma antiga usina de açúcar com o nome da cidade, desativada, mas que deve ter tido uma grande importância no passado desse lugar. Próximo à linha há até um antigo cinema abandonado mas que deve ter sido muito bonito nos tempos de glória. E há também uma grande igreja, que deve vir dos tempos de fartura da cana. A estação está bem preservada como centro cultural" (Eliezer Magliano, 17/06/2005).

O parque que a linha atravessa entre Macaé e Carapebus é a Restinga de Jurubatiba. Desde 2001 serve como centro culrural, muito bem conservada.

1877
AO LADO:
A estação de Carapebus já funcionava em 1877 (A Provincia de S. Paulo, 04/12/1877).

1892
AO LADO: Tem boi na linha! (O Estado de S. Paulo, 20/8/1892).

1924
AO LADO: Inundações na regiçao da estação (O Estado de S. Paulo, 25/1/1924).

ACIMA: A usina de Carapebus em 1939. Ficava distante "algumas dezenas de quilômetros" da Leopoldina, mas dela se servia para escoamento de seus produtos. Possuía rede própria de ferrovias internas; não sei se estas se ligavam à estação de Carapebus. Possuía um porto na lagoa do mesmo nome, mas também se utilizava do porto de Macaé (Foto e dados: Revista da Semana, 9/9/1939).

(Fontes: Renato Ramos, 2023; Zilmar Luis Agostinho, 2019; Nivas Larsan, 2012; Ricardo Quinteiro de Mattos; Eliezer Magliano, 2005; Usina de Carapebus; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Revista da Semana, 1939; Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1980)
     

A estação em 1979. Foto Ricardo Quinteiro de Mattos

Vagão-tanque na estação de Carapebus, em 17/06/2005. Foto Eliezer Magliano

Estação de Carapebus, em 17/06/2005. Foto Eliezer Magliano

A estação em 6/2013. Foto Nivas Larsan

A estação em 15/1/2019. Foto Zilmar Luis dos Reis Agostinho

A estação em 16/5/2023. Foto Renato Ramos
     
Atualização: 17.05.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.