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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Matilde
Iriritimirim
Araguaia
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Leopoldina (anos 1920?-1975)
RFFSA (1975-1996)
IRIRITIMIRIM
Município de Alfredo Chaves, ES
Linha do Litoral - km 564,465 (1960)   ES-4451
Altitude: 550 m   Inauguração: anos 1920?
Uso atual: nenhum   com trilhos
Data de construção do prédio atual: desconhecido
 
 
HISTORICO DA LINHA: O que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.
 
A ESTAÇÃO: A parada de Iriritimirim não tem data de inauguração conhecida.

Há uma referência de que já existia nos anos 1920: "Matilde era distrito e centro de convergência de outros núcleos a nordeste. Meia dúzia de casas, igrejinha, venda, padaria, da qual Dona Matilde era a padeira. A escola construída pelos colonos foi fechada pelo governo, que lá instalou a delegacia de polícia, porque a professora, coitada, lecionava em italiano. A Matilde Nova esboçou-se junto à ponte e à estação da estrada de ferro, que se chamava Engenheiro Reeve, em homenagem póstuma ao profissional inglês, tocaiado com dois tiros de espingarda. Vinha de Iriritimirim, última parada, na época, trazendo doze contos de réis para o pagamento dos operários" (Luiz Serafim Derenzi, descrevendo o local da estação nos anos 1920; reproduzido de http://gazetaonline.globo.com/estacaocapixaba).

"A parada situa-se nos fundos de uns sítios por onde percorre a linha. Há uma igreja, um cemitério e uma unidade de saúde no local também. Toda a linha segue desativada (abandonada, mais precisamente) pela empresa que detém a concessão. Nota-se muitos dormentes apodrecidos, mato invadindo o leito e quedas de barrancos com impedimento da passagem" (Fabio Libanio, 11/07/2020).


(Fontes: Fabio Libanio; Daniel Gentili; Luiz Serafim Derenzi: Caminhos Percorridos, s/data; http://gazetaonline.globo.com/estacaocapixaba; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1979)

     

A parada de Iriritimirim em 2010. Autor desconhecido

A parada de Iriritimirim em 11/7/2020. Foto Fabio Libanio
 
     
Atualização: 28.08.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.