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VXY Mogiana em MG
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Leopoldina (1917-1975)
RFFSA (1975-1996)
SOTURNO
Município de Vargem Alta, ES
Linha do Litoral - km 501,053 (1960)   ES-3071
Altitude: 346 m   Inauguração: 31.08.1917
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolida)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Soturno foi inaugurada em 1917. O traçado original da E. F. Sul do Espirito Santo, que depois foi construído pela Leopoldina, foi modificado entre as estações de Soturno e de Matilde. Pedro Bueno Sartório afirma que existem ainda "cortes abandonados na região de Paraíso e de Virgínia nova e que se deparou ainda com remanescentes de pegões de um viaduto no alto da Serra do Rodeio, próximo a Richmond (...) pudemos constatar pegões de pedra argamassada, remanescentes de uma ponte na travessia do rio Novo, em São José, próximo a Canudal/Estação de Soturno; trechos implantados e abandonados nas serras do Alto de Belém, em direção a Concórdia, no município de Vargem Alta; constatamos que a estrada de ferro passava com meia ferradura no local da igreja de Concórdia, cujo trecho percorremos a pé até a divisa Concórdia/Paraíso, ainda no mesmo município, em terras de Evaristo Mengal; no limite deste último trecho encntramos um corte em rocha inacabado, em cuja rocha de montante ainda permanecem algumas inscrições legíveis e outras que mereceriam estudo mais acuidoso. Nesta rocha lê-se facilmente: 'à esquerda, Glídio (parte superior), Franco A (parte intermediária) e Franco Angelo (parte inferior)'. À direita, na mesma rocha, ENZEBRO, CASA 110, BAS 95 e um desenho de uma santa, entre outras inscrições; próximo a esse corte, encontramos um várias inscrições ilegíveis, bem como '1895, E. C. ADEOS'. Entendemos que mo crepúsculo do século passado (XIX) com a imigração dos italianos para trabalharem na construção da estrada de ferro, os mais saudosos provavelmente deisxaram nas pedras o seu endereço na Itália. No limite desse trecho existe uma construção que os moradores chamam de armazém da Leopoldina, que pelas inscrições da rocha deveria denominar-se armazém da Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo (...) (Élvio Antonio Sartório, A Trilha Sagrada, 1996). Segundo moradores da localidade, o prédio da estação foi demolida em 1995 pela comunidade, pois estava caindo, "pendendo para o lado dos trilhos" e ficaram com medo, pois ela tremia com a passagem das locomotivas carregadas.

ACIMA: Trecho de serra entre as estações de Soturno e de Cachoeiro do Itapemirim. ABAIXO: Beyer-Garrat em Soturno (Foto de março de 1930, por W. Cyril Williams: The Leopoldina Railway, A Narrow Gauge Railroad of Exceptional Interest, 1/1931. Cessão Luciano Pavloski).

Nas três fotografias coloridas de 1982 nesta página, "dá a impressão que a estação era apenas um grande galpão de zinco, mas não era. Na metade da esquerda tinha um depósito, na parte direita na frente havia a agência (tipo um escritório) com aquele tipo de telefone a manivela e telex, na parte direita atrás da agência havia a casa que continha dois quartos, sala cozinha e banheiro e atrás um grande quintal" (Cristiane Pinheiro, novembro de 2009).
À esquerda, o agente (chefe) na janela da da estação de Soturno em 1982, pai de Cristiane Pinheiro (Acervo Cristiane Pinheiro).

ACIMA: Placa de quilometragem e altitude da estação do Soturno, em 1982. A estação era realmente construída de folhas de zinco (Acervo Cristiane Pinheiro).
(Fontes: Cristiane Pinheiro; Luciano Pavloski; Marcos A. Farias; Leonardo Bloomfield; W. Cyril Williams: The Leopoldina Railway, A Narrow Gauge Railroad of Exceptional Interest, 1/1931; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Élvio Antonio Sartório: A Trilha Sagrada, 1996;Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação de Soturno com um carro da Leopoldina ao lado, anos 1960. Foto Leonardo Bloomfield

A estação de Soturno em 1982. Acervo Cristiane Pinheiro

A estação, já demolida. Ao fundo, a caixa d'água. Foto Marcos A. Farias em 14/01/2006

A caixa d'água. Foto Marcos A. Farias em 14/01/2006

A estação, já demolida. Ao fundo, a caixa d'água. Foto Marcos A. Farias em 14/01/2006
 
     
Atualização: 25.05.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.