A B C D E
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...

E. F. Santa Catarina (1909-c.1934)
HANSA
Município de Ibirama, SC
Ramal de Subida - km 69,4 (1933)   SC-4065
Altitude: -   Inauguração: 1909
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolida)

HISTORICO DA LINHA: Em 1934, a Estrada de Ferro Santa Catarina lançou um ramal para os lados do Rio do Sul, a partir da estação de Subida, o que transformou o trecho Subida-Hammonia, depois em ramal, que deveria alcançar a linha do São Francisco, nas proximidades de Rio Negrinho, na serra do Mar. O ramal acabou ficando por Ibirama mesmo e em 1966, foi extinto, dois anos antes da supressão do restante da linha da ferrovia.

A ESTAÇÃO: A estação de Hansa foi inaugurada em 1909 como ponto final na linha da E. F. Santa Catarina.

Em 1933-34, com a abertura da linha até Rio do Sul, o trecho de Subida a Hammonia, que já existia, passou a ser um ramal - o ramal de Subida, enquanto que a linha tronco passava a seguir por Rio do Sul.

"Na foto abaixo é visível o corte na montanha feito para levar a EFSC ao Alto Vale. Se você seguir os trilhos a partir da estação, verá que eles passarão por uma ponte de ferro e irão margear o rio, bem abaixo da linha para Rio do Sul.

Por muitos anos, até 1933, Hansa foi o ponto terminal da linha tronco da ferrovia, lembrando que Hammonia (mais tarde rebatizada de Ibirama em função da campanha de nacionalização do Getúlio e da 2ª guerra) ficava 3 km adiante de Hansa, para onde os trilhos foram 'esticados' e inaugurados em 7 de janeiro de 1934, quando era diretor da ferrovia o coronel Oscar Barcelos

De Blumenau até Hansa a ferrovia seguia sempre pela margem direita do Rio Itajaí, mas chegando na confluência do Rio Itajaí com o Rio Itajaí do Norte ou Hercílio, ela atravessava o Rio Itajaí através duma ponte de ferro, e que ainda existe, prestes a completar seu centenário, de 102 m, sendo a estação de Hansa edificada mais ou menos uns 300 m adiante, já na margem direita do Rio Itajaí do Norte
" (Luiz Carlos Henkels, 2008).

A estação foi fechada entre 1933 e 1936, de acordo com os Guias Levi desta época.

Não confundir com a estação de Corupá, que se chamou também Hansa até os anos 1940 e ficava no ramal de São Francisco do
Sul
, no mesmo estado.

ACIMA: A estação de Hansa, em foto sem data (Autor desconhecido).

ACIMA: A estação de Hansa e seu pátio em 1926. Tudo era em enxaimel. Tudo foi demolido. Hansa à época era o ponto final da EFSC no Km 70, em 1926, ainda um ponto perdido no Vale do Itajaí, inclusive sem energia elétrica (Foto Ferdinand Klein). CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VÊ-LA MAIOR (Foto Ferdinand Klein).

(Fontes: Luiz Carlos Henkels; Lothar Apel, Angelina Witt; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)

Estação de Hansa em 1931. Acervo Lothar Apel

Atualização: 13.09.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.