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E. F. Tereza Cristina
(1947-) |
BELUNO
Município de Cresciúma, SC |
Ramal de Siderópolis - km 126,552
(1960) |
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SC-4681 |
Altitude: - |
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Inauguração: 07.1947 |
Uso atual: desconhecido |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Siderópolis, também chamado de ramal de Treviso, foi
aberto em 1947. Dele partiam dois ramais cargueiros: Mina União,
com 2.540 metros, e o da Mina do Mato, com 4.680 metros. O primeiro
partia a 1.640 metros da estação de Pinheirinho e o
segundo, a 2.452 metros. O ramal era operacional em 2016; todas as
estações foram demolidas. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Beluno foi inaugurada em 1947.
NOTA: Há uma grande confusão entre os nomes das estações
neste ramal que não consegui explicar exatamente. O Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil dá como quilometragens - para
Pinheirinho, 112,746; para Rio Maina, 118,486; para Beluno, 126,552
e para Siderópolis, 129,289. Já o Guia Levi, em todas
as edições dos anos 1940 até os anos 1970 (quando
terminou o ramal para trens de passageiros), dá os números,
respectivamente, 115, 121, 129 e 132, nunca citando Rio Fiorita como
estação. Porém, notem que as distâncias
entre as estações se mantêm (seria a diferença
de 3 km a mais no GL devido a alguma alteração de linha
que teria "comido" 3 km da linha-tronco, e, portanto, de
Pinheirinho e as demais do ramal?). Finalmente, Walter Zumblick, em
seu livro de 1987, afirma que as quilometragens eram, naquela época:
Pinheirinho, 112,746; Rio Maina, 118,486; Siderópolis, 126,552;
Rio Fiorita, 129,289 e Treviso, 137,523. Parece-me um erro do Guia
Geral, já que Zumblick parece estar correto. As diferenças:
Beluno e Sideropolis não deveriam ter sido a mesma estação,
já que o nome da cidade foi trocado de Beluno para Sideropolis
ainda na época da Segunda Guerra? Se a estação
foi aberta em 1947, como citado em diversas fontes, já deveria
ter sido aberta com o nome atual. Relatórios de 1943 ainda
versam sobre a construção da linha e Beluno é
sempre citada com este nome - ela era divisa de dois trechos de construção,
entre Pinheirinho e Beluno e entre esta e Treviso. A dúvida
é: a estação de Beluno e de Sideropolis eram
a mesma ou não? Por que Rio Fiorita não é citada
no Guia Levi, se o trem de passageiros comprovadamente chegava até
ela? Enfim - as dúvidas persistem. As quilometragens utilizadas
no alto das páginas das estações deste ramal
são as de Walter Zumblick, e a estação de Beluno
foi colocada neste site também (e sendo a mesma da estação
de Sideropolis), mas sem se saber se era uma outra ou a mesma da cidade.
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Atualização:
29.12.2019
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