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Estiva
Capivari de Baixo
Tubarão
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Tereza Cristina (1940-2012)
CAPIVARI DE BAIXO (CAPIVARI)
Município de Capivari de Baixo, SC
Linha-tronco - km 46,759 (1960)   SC-3782
Altitude: 17 m   Inauguração: 1940
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Dona Teresa Cristina foi aberta por uma empresa inglesa em 1884 ligando o porto de Imbituba às minas de carvão de Lauro Müller. A ferrovia passou para o Governo da República em 1903 e foi arrendada à E. F. São Paulo-Rio Grande em 1910. Em 1918 o arrendamento foi passado para a Cia. Brasileira Carbonífera de Araranguá. Com a construção de um ramal a partir de Tubarão ligando a linha a Cresciúma, em 1919, e o prolongamento até Araranguá em 1923, aos poucos o trecho Imbituba-Araranguá passou a ser a linha-tronco, transformando o trecho Tubarão-Lauro Müller num ramal. Em 1940, a estrada passou a ser administrada novamente pelo Governo Federal, que em 1957 a colocou como uma das subsidiárias da recém-criada RFFSA. Em 1975, oficialmente, o nome Dona Teresa Cristina desaparece e ela se transforma numa das Superintendências Regionais da RFFSA. Em 1996, foi concessionada pelo Governo para uma empresa privada, que hoje a administra sob o nome de Ferrovia Teresa Cristina.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Capivari de Baixo foi inaugurada em 1940. É também chamada somente de Capivari.

O prédio original de 1940 já foi demolido. Atualmente existe (não sei se no mesmo local) um prédio de arquitetura bem vagabunda com o símbolo da FTC, atual concessionária (ver foto ao pé da página). Junto ao pátio da estação existia o "lavador" de carvão da CSN, onde foi construída a Usina Termoelétrica Jorge Lacerda.

ACIMA: Complexo de lavagem de carvão da CSN em Capivari de Baixo (Data e autor desconhecidos).

ACIMA: estação nos anos 1940 (Revista Brasil Constrói).

(Fontes: Ricardo Boppré; Sergio Romano; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80; Revista Brasil Constrói)
     

Estaçãoi de Laguna em 1951. Revista Brasil Constrói

A estação, talvez anos 1940-50. Extraída de um vídeo de Ricardo Boppré

A estação abandonada mas ainda de pé. Sem data. Extraída de um vídeo de Ricardo Boppré

A estação nova e atual por volta de 2010. Autor desconhecido
   
     
Atualização: 17.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.