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Estações de Sta Catarina
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Siderópolis
Rio Fiorita
Treviso
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Tereza Cristina (1947?-)
RIO FIORITA
Município de Siderópolis, SC
Ramal de Siderópolis - km 129,289 (1987)   SC-4668
Altitude: -   Inauguração: 1947?
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Siderópolis, também chamado de ramal de Treviso, foi aberto em 1947. Dele partiam dois ramais cargueiros: Mina União, com 2.540 metros, e o da Mina do Mato, com 4.680 metros. O primeiro partia a 1.640 metros da estação de Pinheirinho e o segundo, a 2.452 metros. O ramal era operacional em 2016; todas as estações foram demolidas.
 
A ESTAÇÃO: Walter Zumblick afirma que a inauguração da estação de Siderópolis teria sido em 1947, mas o fato de o Guia de 1960 não a citar sugere que os trens de passageiros somente após este ano passaram a seguir até o pátio da mineração. A pequena parada já foi demolida; ela ficava em frente à caixa de transbordo de carvão, não a atual, mas a antiga, que se situava logo ao lado da atual. Existe ainda o pátio de Rio Fiorita, com desvios, mas a parada se foi. Aliás, era ali o final da linha para os trens de passageiros - havia, e deve talvez ainda existir, no pátio um triângulo de manobra. A linha ainda seguia até Treviso sem estes trens.
NOTA: Há uma grande confusão entre os nomes das estações neste ramal que não consegui explicar exatamente. O Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil dá como quilometragens - para Pinheirinho, 112,746; para Rio Maina, 118,486; para Beluno, 126,552 e para Siderópolis, 129,289. Já o Guia Levi, em todas as edições dos anos 1940 até os anos 1970 (quando terminou o ramal para trens de passageiros), dá os números, respectivamente, 115, 121, 129 e 132, nunca citando Rio Fiorita como estação. Porém, notem que as distâncias entre as estações se mantêm (seria a diferença de 3 km a mais no GL devido a alguma alteração de linha que teria "comido" 3 km da linha-tronco, e, portanto, de Pinheirinho e as demais do ramal?). Finalmente, Walter Zumblick, em seu livro de 1987, afirma que as quilometragens eram, naquela época: Pinheirinho, 112,746; Rio Maina, 118,486; Siderópolis, 126,552; Rio Fiorita, 129,289 e Treviso, 137,523. Parece-me um erro do Guia Geral, já que Zumblick parece estar correto. As diferenças: Beluno e Sideropolis não deveriam ter sido a mesma estação, já que o nome da cidade foi trocado de Beluno para Sideropolis ainda na época da Segunda Guerra? Se a estação foi aberta em 1947, como citado em diversas fontes, já deveria ter sido aberta com o nome atual. Relatórios de 1943 ainda versam sobre a construção da linha e Beluno é sempre citada com este nome - ela era divisa de dois trechos de construção, entre Pinheirinho e Beluno e entre esta e Treviso. A dúvida é: a estação de Beluno e de Sideropolis eram a mesma ou não? Por que Rio Fiorita não é citada no Guia Levi, se o trem de passageiros comprovadamente chegava até ela? Enfim - as dúvidas persistem. As quilometragens utilizadas no alto das páginas das estações deste ramal são as de Walter Zumblick, e a estação de Beluno foi colocada neste site também (e sendo a mesma da estação de Sideropolis), mas sem se saber se era uma outra ou a mesma da cidade.

ACIMA: Mineração Rio Fiorita. Nem sinal da estação
(Autor desconhecido; foto sem data). ABAIXO: Trem da EFDTC em Rio Fiorita em passagem de nível (Carlos Latuff, 16/1/2016).

ABAIXO: O rio Fiorita, que deu o nome à estação (Carlos Latuff, 16/1/2016).

(Fontes: Carlos Latuff; Walter Zumblick: Teresa Cristina, a Ferrovia do Carvão, UFSC, 1987; Guias Levi, 1940-79).
     

A estação ficava do lado direito da linha, mas além da caixa de transbordo de carvão que se vê na foto. Foto Carlos Latuff em 16/1/2016
   
     
     
Atualização: 22.01.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.