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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Cristóvão Ximenes
Crenaque
Antonio Vitorino
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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A EFVM e suas estações em 1952

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E. F. Vitória a Minas (1926-)
CRENAQUE
Município de Resplendor, MG
EFVM - km 234 km (1960)   MG-4656
Altitude: 117 m   Inauguração: 04.11.1926
Uso atual: estação de passageiros (2022)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Crenaque foi inaugurada em 1926.

Já essa data, nos Guias Levi, consta como tendo ocorrido entre 1932 e 1933.

Foi desativada como estação em 1998. A partir disto, tornou-se uma pequena parada (plataforma com cobertura). O prédio na fotografia abaixo mostra-a - era uma paradinha, na verdade - poucos dias antes de ter sido desativada, segundo informações do fotógrafo, um dinamarquês que me enviou a fotografia e que leu um aviso antes da viagem dizendo que ela seria fechada em 28 de fevereiro daquele ano de 1998.

Porém, ela seguiu recebendo os trens, com alumas interrupções, e, em 2014, a paradinha havia sido reconstruída de uma forma mais funcional (ver foto ao pé desta página, em 2014).

ACIMA: Mapa (parcial) do município de Resplendor durante os anos 1950. O local onde fica a estação de Crenaque está no mapa, a noroeste da sede do municipio, (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. VII, 1960).

(Fontes: Gustavo Almeida, 2014; Thomas Tjornehoj, 2010; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1917-1984)
     

Estação de Crenaque. Autor e data desconhecidos

A estação - uma parada, realmente - ainda funcionando em 25/2/1998. Foto Thomas Tjornehoj

A estação já parcialmente demolida em novembro de 2010. Foto Thomas Tjornehoj

Parada de Crenaque, já reconstruída, em 2014. Foto Gustavo Almeida
   
     
Atualização: 11.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.