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E. F. Vitória
a Minas (1926-) |
CRENAQUE
Município de Resplendor, MG |
EFVM - km 234 km (1960) |
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MG-4656 |
Altitude: 117 m |
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Inauguração: 04.11.1926 |
Uso atual: estação de passageiros (2022) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria
a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de
Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas
da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção
de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando
no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios
ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério
da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir
Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de
Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era).
Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou
e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada,
afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada
Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até
hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado
na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente
se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal
de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a
linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte,
depois de passar por Itabira, região do minério de ferro.
É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas
ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Crenaque foi inaugurada em 1926.
Já essa data, nos Guias Levi, consta como tendo ocorrido entre 1932 e 1933.
Foi desativada como estação em 1998. A partir disto, tornou-se uma pequena parada (plataforma com cobertura).
O prédio na fotografia abaixo mostra-a - era uma paradinha,
na verdade - poucos dias antes de ter sido desativada, segundo informações
do fotógrafo, um dinamarquês que me enviou a fotografia
e que leu um aviso antes da viagem dizendo que ela seria fechada em
28 de fevereiro daquele ano de 1998.
Porém, ela seguiu recebendo os trens, com alumas interrupções, e, em 2014, a paradinha havia sido reconstruída de uma forma mais funcional (ver foto ao pé desta página, em 2014).
ACIMA: Mapa (parcial) do município de Resplendor durante os anos 1950. O local onde fica a estação de Crenaque está no mapa, a noroeste da sede do municipio, (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. VII, 1960).
(Fontes: Gustavo Almeida, 2014; Thomas Tjornehoj, 2010; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1917-1984) |
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Estação de Crenaque. Autor e data desconhecidos |
A estação - uma parada, realmente - ainda funcionando
em 25/2/1998. Foto Thomas Tjornehoj |
A estação já parcialmente demolida em novembro
de 2010. Foto Thomas Tjornehoj |
Parada de Crenaque, já reconstruída, em 2014. Foto Gustavo Almeida |
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Atualização:
11.11.2022
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