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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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(1940)
Resplendor
Crenaque
Lajão
...
(1976)
Cristiano Ximenez
Crenaque
Antonio Vitorino
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Vitória a Minas (1908-1998)
CRENAQUE
Município de Resplendor, MG
EFVM - km 234 km (1960)   MG-4656
Altitude: 117 m   Inauguração: 04.11.1926
Uso atual: parada de passageiros   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Crenaque foi inaugurada em 1926. Foi desativada em 1998. O prédio na fotografia abaixo mostra-a - era uma paradinha, na verdade - poucos dias antes de ter sido desativada, segundo informações do fotógrafo, um dinamarquês que me enviou a fotografia e que leu um aviso antes da viagem dizendo que ela seria fechada em 28 de fevereiro daquele ano de 1998.

Acredito também que deveria existir um prédio mais antigo, o de 1926, e que possivelmente a linha e/ou o local do prédio original tenham tido seus locais alterados em relação ao original - se é que a paradinha de 1998 poderia ser chamada de "prédio".

(Fontes: Gustavo Almeida; Thomas Tjornehoj; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

Estação de Crenaque. Autor e data desconhecidos

A estação - uma parada, realmente - ainda funcionando em 25/2/1998. Foto Thomas Tjornehoj

A estação já parcialmente demolida em novembro de 2010. Foto Thomas Tjornehoj

Parada de Crenaque em 2014. Foto Gustavo Almeida
   
     
Atualização: 18.02.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.