|
|
E. F. Vitória
a Minas (1945-) |
FLECHAL
Município de Cariacica, ES |
EFVM - km 7 (1960) |
|
ES-2191 |
Altitude: 4 m |
|
Inauguração: 18.02.1945 |
Uso atual: estação de trens de passageiros (2022) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria
a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de
Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas
da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção
de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando
no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios
ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério
da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir
Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de
Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era).
Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou
e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada,
afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada
Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até
hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado
na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente
se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal
de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a
linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte,
depois de passar por Itabira, região do minério de ferro.
É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas
ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros. |
|
A ESTAÇÃO: Em 1945 (Guia das Estradas de Ferro do Brasil, 1960), a velha linha da EFVM de
1904 foi transferida para o leste do município,
deixando de passar na sede da cidade de Cariacica e passando a correr mais próxima à
baía de Vitória. O Guia Levi dá essa data como tendo ocorrido entre 1945 e 1947.
Foi foi então construída a estação de Flechal e aberta em 1945 na nova linha, agora distante do centro.
O velho e desativado prédio da estação de Cariacica, permanecia teimosamente em 2011, inativo e fora da linha atual.
Já a estação de Flechal é uma parada com uma pequena cobertura sobre a plataforma, sendo ainda uma estação de passageiros da atual linha da EFVM. em 2022.
ACIMA: Mapa parcial do município de Cariacica nos anos 1950. A
parada de Flechal aparece à direita, próxima
à baía de Vitória, já na variante construída nos anos 1940. Também aparece a localidade de Santana, na estrada (em vermelho) que possivelmente está no leito original da ferrovia. A localidade de Itaciba, que tinha também uma estação na ferrovia e agora está numa rodovia (em vermelho) (IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. VI, 1958).
ACIMA: A estação (parada) de Flechal em 2016 (Foto João Marcelo Zanoni, em 2016).
(Fontes: João Marcelo Zanoni, 2016; Prof. Dr. André Simplicio Carvalho, UFMG: https://journals.openedition. org/terrabrasilis/10282; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
vol. VI, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
Guias Levi, 1917-84). |
|
|
|
A estação em 2016. Foto João Marcelo Zanoni
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
25.12.2022
|
|