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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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João Correia
Intendente Câmara
Nossa Senhora
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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A EFVM e suas estações em 1952

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E. F. Vitória a Minas (1922 -)
INTENDENTE CÂMARA
(antiga IPATINGA)
Município de Ipatinga, MG
EFVM - km 447   MG-1281
Altitude: 235 m   Inauguração: 01.08.1922
Uso atual: estação de passageiros (2022)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 2009
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Ipatinga foi inaugurada em 1922 com o nome de Pedra Mole (Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960). Finalmente, esta estação foi renomeada como Coronel Fabriciano.

A estação de Pedra Mole funcionou por mais ou menos 3 a 4 anos. Não se sabe ao certo quanto tempo ela durou. Entre os motivos de sua desativação estão: a grande comoção causada pelas mortes de 300 baianos, no final da construção da estação e dos trilhos na região; a ineficácia das pontes nas áreas pantanosas próximas aos rios e lagoas; a proximidade com a Lagoa das Antas ou Lagoa do Roque, onde o mosquito responsável pelas doenças se proliferava com muita intensidade; a exiguidade de espaços para uma expansão e a existência no local de um tipo de solo de fácil erosão (Wikipedia). Uma nova estação foi construída numa zona mais próxima ao centro da cidade de então. Já nos Guias Levi ela já existia em 1930, mas não tive acesso a dados de horários deste Guia entre 1917 e 1930.

O nome desta estação foi alterado para o de Intendente Camara entre agosto de 1960 e agosto de 1962 (Guia Levi), quando um novo terminal foi construído.

A estação de Intendente Câmara fica à beira da BR-381, à frente do pátio da Usiminas. É a estação da cidade de Ipatinga, apesar de hoje não ter o nome da cidade. É esta a sucessora da estação que tinha o nome da cidade (Ipatinga) e que foi transformada em museu da cidade após sua desativação (Wikipedia).

O novo terminal começou a surgir na década de 1950 e foi inaugurado em 18 de junho de 1960, após o traçado da EFVM que cortava Ipatinga ser alterado. Isso fez com que fosse desativada a antiga estação da cidade, a de nome Ipatinga, que se situava na área central e foi transformada em museu na década de 1990. 

O novo terminal começou a surgir na década de 1950 e foi inaugurado em 18 de junho de 1960, após o traçado da EFVM que cortava Ipatinga ser alterado. Isso fez com que fosse desativada a antiga estação da cidade, a de Ipatinga, que se situava na área central e foi transformada em museu na década de 1990. 

Como era a estação em 2005: "Apesar do trem para Belo Horizonte só estar programado para passar às 15:00, o movimento já era grande às 12:45 - as pessoas que aparecem na foto (de S. Gorni, ao pé da página) irão, em sua maior parte, embarcar nesse trem! Achei uma pena não haver uma estrutura um pouco melhor para acomodar os passageiros. Há apenas um pequeno saguão, bilheterias e banheiros; o resto do prédio são instalações da CVRD. Não há nem mesmo um bar; na parte de fora há apenas uma pequena tenda vendendo salgadinhos, bebidas e revistas. No dia em que viajei embarquei nessa estação para BH com mais oitenta, cem pessoas. O acesso à plataforma só é liberado 10 a 15 minutos antes da chegada do trem e fechado tão logo o trem tenha partido" (Antonio Gorni, 07/2005).

Sobre o comentário de Antônio Gorni em 2005, Jean Viana respondeu em 2013: "Ele fala que o movimento já é grande às 12:45 apesar de o trem só partir para BH às 15h. Na verdade, o que acontece é o seguinte: chega um trem de passageiros de BH todos os dias por volta de 12 h e ele segue para Vitória, por isso a movimentação neste horário. Depois chega o trem que veio de Vitória por volta de 15 h e segue para BH. Ou seja, nestes dois horários tem embarque e desembarque de passageiros. Além disso, os problemas listados pelo Gorni foram minimizados com a nova estação. Na antiga, o saguão era fechado, portanto muito quente. A atual é mais arejada. O ponto negativo é a demolição da antiga que já tinha quase 60 anos".

Em 26 de maio de 2009, o prédio original da estação de Intendente Câmara veio a ser demolido para ceder espaço a um novo maior e mais moderno, cuja reinauguração ocorreu neste mesmo ano.
A estação foi reconstruída em 2009 (Wikipedia) (Ver foto de 2009 ao pé da página).

ACIMA: A estação ainda com o nome de Ipatinga, mesmo prédio que o da foto abaixo - sem data.

ACIMA: O início das atividades da Usina de Intendente Camara em 1962, no município de Ipatinga (O Estado de S. Paulo, 19/10/1962).

ACIMA: Foto (sem data) da estação (foi conhecida já pelo nome de Ipatinga) que sucedeu à de Pedra Mole, depois de recuperada e hoje conhecida como Estação Memória (Wikipedia)

ACIMA: Estação de Intendente Camara em 2007 (Foto Diovanni Resende).

Fontes: Diovanni Resende, 2007; Gutierrez L. Coelho. 2004; Antonio Gorni, 2005; Wikipedia, 2009; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi (1917-1984).

     

A estação de Intendente Camara em 07/2004. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação de Intendente Camara em 08/2005. Foto Antonio A. Gorni

A nova estação de Intendente Câmara em 2009. Foto Wikipedia
     
     
Atualização: 11.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.