A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
(1940)
Cachoeira Escura
Inhapim
Ipatinga
...
(1976)
Frederico Sellow
Ipaba
Intendente Câmara
...
(2002)
Frederico Sellow
Ipaba
Intendente Câmara
...
 
E. F. Vitória a Minas (1912-)
IPABA (antiga INHAPIM)
Município de Santana do Paraíso, MG
EFVM - km 431 (1960)   MG-4701
Altitude: 213 m   Inauguração: 01.08.1922
Uso atual: estação de passageiros   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Inhapim foi inaugurada em 1922. Na época, a cidade de Inhapim, que ainda existe com este nome, era a mais próxima da estação.

A partir de 1944 a estação passou a se chamar Ipaba. Atualmente, é uma parada apenas.

A estação fica na margem oeste do rio Doce, onde passa a ferrovia, mas, como o rio é também a divisa com o município de Santana do Paraíso, a parada fica neste outro município, em frente à sede do município de Ipaba, do outro lado do rio.


ACIMA: A parada de Ipaba em abril de 2016 (Foto Alex de Lima). ABAIXO: Localização da sede do município de Ipaba. A oeste do rio Doce, as terras pertencem ao município de Santana do Paraíso, por onde passa, costeando a margem oeste do rio, a ferrovia e a parada. (Google Maps).
     

A estação em 04/2016. Foto Alex de Lima
   
     
     
Atualização: 25.06.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.