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Indice de estações
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Pedro Nolasco
Porto Velho
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A EFVM e suas estações em 1952
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1996
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E. F. Vitória
a Minas (1905-) |
PEDRO
NOLASCO
(antiga SÃO CARLOS)
Município de Vila Velha, ES |
EFVM - km 0 (1960) |
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ES-2190 |
Altitude: 2,547 m |
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Inauguração: 20.12.1905 |
Uso atual: museu - prédio antigo (2022); estação de passageiros - prédio novo (2022) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1985 |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir
do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar
as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a
produção de café. Com enormes dificuldades ela
foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em
1910, empresários ingleses a compraram para eletrificá-la
e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo
pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha
da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José
da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival
Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas,
a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada
Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até
hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado
na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente
se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal
de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a
linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte,
depois de passar por Itabira, região do minério de ferro.
É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas
ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de São Carlos foi inaugurada em 20/05/1905 com o nome
de Porto Velho. A linha, no entanto, já funcionava desde
abril de 1904.
"Partindo do porto das Argollas no kilometro 0.000, atravessa
o grande mangue ahi existente na extensão de 1.100 metros,
com aterro de 2 a 3 metros de altura, no fim do qual se acha a estação
do Porto Velho" (O Malho, 28/5/1904).
Em 1917, já se chamava São Carlos.
Em 19/11/1927, foi inaugurado um novo prédio para a estação.
O nome de Pedro Nolasco foi dado em 1935. "O
nome de Pedro Nolasco foi dado em homenagem ao realizador da estrada
Engº Pedro Augusto Nolasco Pereira da Cunha, que foi presidente da
Cia. E. F. Vitória a Minas, até a data do seu falecimento. Nasceu
em 14 de junho de 1865 e faleceu em 10 de janeiro de 1935"
(seg. Leonardo Mendonça Corrêa).
Em 1962, a estação foi desativada esse local e o portentoso prédio logo passou a abrigar o museu da CVRD (Cia. Vale do rio Doce, proprietária da linha até hoje). Os embarques passaram a ser feitos em uma estação provisória.
Uma nova estação somente seria construída e entregue em 20/05/1985. Este prédio que hoje é utilizado como estação fica a 1,60 km do antigo prédio da estação de São Carlos (hoje Museu Ferroviário).
O prédio então usado como estação virou o museu ferroviário da Cia. Vale do Rio Doce (hoje VALE) e as nova instalações passaram a servir para embarque e desembarque.
Segundo Marcos Antonio da Silva (2019), o motivo de a atual estação ter sido reconstruída num novo local foi o fato de na época ter sido duplicado e asfaltado o km zero da BR 262, ficando mais fácil o acesso tanto para quem chegava para o embarque a pé, ônibus ou carro particular.
ACIMA: A estação de Pedro Nolasco nos anos 1950 (IBGE: EMB - vol. XXII - p. 76).
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anos 1990
ACIMA: As linhas
negras mostram a junção das linhas da Vitória-Minas
e da Leopoldina nos anos 1990 - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA
VER EM TAMANHO MAIOR.
anos 1990
AO LADO: A estação atual de Pedro Nolasco,
onde se pega o trem para Belo Horizonte, está afastada
das estações da Leopoldina e da antiga de Pedro
Nolasco (veja a parte norte do entroncamento no canto direito
inferior da figura) (Américo Publicações,
anos 1990).
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(Fontes: Prof. Dr. André Simplicio Carvalho, UFMG: https://journals.openedition. org/terrabrasilis/10282; Leonardo Mendonça Corrêa; Silvio Rizzo;
Marcos Zeituni; O Malho, 1904; Américo Publicações,
anos 1990; EMB - vol. XXII - p. 76;http://www. flogvip.net/ guaraparibela /1171779;
http://ferroviasdobrasil.blogspot.com) |
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A estação em construção. Autor
desconhecido |
A estação em 1935. Autor desconhecido |
A estação atual da EFVM em 2003. Foto Marcos Zeituni |
A estação antiga em 2004. flogvip.net/
guaraparibela |
A estação em 2005. Foto Silvio Rizzo |
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Atualização:
06.01.2023
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