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E. F. Vitória
a Minas (1942-1955/8) |
RIMES
Município de Periquito, MG |
EFVM - km 396 |
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MG-4855 |
Altitude: 208 m |
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Inauguração: 12.01.1942 |
Uso atual: desconhecido |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria
a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de
Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas
da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção
de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando
no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios
ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério
da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir
Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de
Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era).
Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou
e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada,
afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada
Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até
hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado
na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente
se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal
de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a
linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte,
depois de passar por Itabira, região do minério de ferro.
É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas
ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Rimes foi inaugurada em 1942 (Guia das Estradas de Ferro do Brasil, 1960). O Guia Levi dá um intervalo de datas entre 1955 e 1958.
Fechou definitivamente entre 1955 e 1958 (Guia Levi). Parece não ter sobrato nada dela, e pelos mapas atuais, nem qualquer povoado que ali possa ter existido.
ACIMA: A ferrovia passa à esquerda do rio Doce pelas cidades e estações de Periquito (quase no centro do mapa) e Naque (no canto inferior esquerdo) em 2010. A estação de Rimes deveria estar nela, mas foi desativada muito tempo antes e pelo visto, nem o povoado sobreviveu ao tempo (IBGE) - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA AMPLIÁ-LA).
Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi (1917-1984). |
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Atualização:
05.11.2022
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