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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Fazenda Modelo
Santana
Roças Velhas
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A EFVM e suas estações em 1952

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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Vitória a Minas (1955-?)
SANTANA
Município de Cariacica, ES
EFVM - km 3   ES-4875
Altitude: 3,600 m   Inauguração: 11.10.1955
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: era apenas uma plataforma, já em escombros em 2023
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo passava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: A parada de Santana foi inaugurada em 1955, na linha antiga da EFVM e servia apenas aos funcionários da ferrovia. Era um posto telegráfico originalmente.

O local hoje fica a 50 m da entrada do Terminal Ferroviário de Santana, onde fica a empresa chamada Prysmian Cabos e Sistema do Brasil. Apesar de o nome do bairro ser Santana, ele é mais chamado de Porto de Santana. Aquele trecho ainda estava ativo em 2022 (ver caixa abaixo), com locomotivas cargueiras trafegando.


ACIMA: Descrição do trecho feito em 1904 pela revista O Malho para o trecho entre Porto Velho (São Carlos) e a estação de Cariacica. Notar que localidades citadas acabaram por se tornar estações na ferrovia, como Itacibá, Santana, Cariacica e Bubu (O Malho, 28/5/1904).

ACIMA: Mapa do município de Cariacica nos anos 1950 .Note-se que a rodovias - que estão em vermelho - cruzam-se numa sede de distrito de nome Itaquari e que localidades que um dia foram paradas na EFVM, como Itacibá, Santana e Bubu, estão na rodovia que segue para a sede do município de Cariacica. É possível que esse leito corresponda, pelo menos parcialmente, ao antigo leito da linha original da EFVM. As linhas férreas, em preto e linhas corridas, são a Leopoldina, que vem do sudoeste do mapa para a região de Vitoria (à direita, no mapa) e a Vitoria-Minas, que segue da baía de Vitoria para o norte e basicamente é a ferrovia hoje em operação. Ver também o rio Tanguá, que aparece no mapa cruzando a alinha atual e desembocando na baía de Vitoria (Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. VII, 1959).


ACIMA: Localidade de Santana, sem data. A linha passa no quadrante esquerdo inferior da fotografia, onde se vê um comboio de diversos vagões (Foto da CVRD, sem data).

ACIMA: Locomotivas cargueiras ainda passam em Santana em 18/12/2022 (Foto Marcos Antonio da Silva Jr.).

ACIMA: Local da antiga parada de Santana, hoje reduzida a escombros da plataforma (Foto Marcos Antonio da Silva Jr. em 2022).

(Fontes: Marcos Antonio da Silva Junior, 2022; revista Kosmos, 1904; Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. VII, 1959).
     
     
     
Atualização: 07.01.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.