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Meridiano
Fernandópolis
Conde Prates
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Tronco EFA-1970
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2022
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E. F. Araraquara
(1949-1971)
FEPASA (1971-1998) |
FERNANDÓPOLIS
Município de Fernandópolis,
SP |
Linha-tronco - km 339,573 (1960) |
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SP-0818 |
Altitude: 522 m |
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Inauguração: 17.12.1949 |
Uso atual: restaurada e aguardando montagem de museu ferroviário (2023) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c.1950 |
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HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido o primeiro
trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas financeiros,
a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente em 1933, depois
de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada até Mirassol,
e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando a Presidente
Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná. Em 1955, completou-se
a ampliação da bitola do tronco para 1,60m, totalmente pronta no início
dos anos 60. Em 1971 a empresa foi englobada pela Fepasa. Trens de
passageiros, nos últimos anos somente até São
José do Rio Preto, circularam até março de 2001, quando
foram suprimidos. |
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A ESTAÇÃO: A cidade, fundada
no início dos anos 1940, recebeu o nome de Fernandópolis
em homenagem ao interventor Fernando Costa, que esteve
lá em 1943, propondo a união de duas pequenas vilas
muito próximas. Já no ano seguinte tornou-se município.
A linha da Araraquarense chegou à cidade no final de 1949.
Sem trens
de passageiros passando por ali desde 1997, o prédio
ficava muito longe, a três quilômetros da cidade em estrada
asfaltada desde os anos 1980.
Infelizmente a estação
caiu no abandono. Desocupados fizeram uma
grande fogueira dentro dela, mas graças a seu estilo construtivo
o fogo não destruiu o prédio. As estações
deste tipo têm (ou tinham) armários embutidos e pisos
em taco.
Em fevereiro
de 2009, o prédio estava completamente "lacrado",
mas em condições externas ainda razoáveis. Em 2014 a estação já estava entregue à própria sorte, embora
a Prefeitura tivesse planos para sua recuperação,
segundo informava Adilson Luiz Campos, da cidade.
Em 2022, quando o autor deste site esteve lá pela primeira vez, a velha estação continuava
abandonada e bastante depredada.
Um ano depois, foi-me reportado em 1º/4/2023 que neste dia a estação de Fernandópolis foi entregue totalmente restaurada e deverá se tornar um memorial na cidade para o modal.
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1959
AO LADO: Construção de embarcadouro para gado na estação de Fernandopolis (O Estado de S. Paulo, 6/12/1959) |
ACIMA: A placa de linha destação de Fernandopolis, onde o nome é praticamente impossível de ser lido (Foto Ralph M. Giesbrecht em 2/8/2022).
ACIMA: A estação era em 2022 praticamente uma caixa de concreto sem parte da cobertura (Foto Ralph M. Giesbrecht em 2/8/2022).
ACIMA: A fachada da estação no dia da inauguração do prédio restaurado,em 1/4/2023. Foto Prefeitura Municipal.
ACIMA: A plataforma da estação no dia da inauguração do prédio restaurado,em 1/4/2023. Foto Prefeitura Municipal.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, visita à estação, 2022; Rodrigo Cabredo, 2001; Augusto Valente, 2023; Edinilson Marques, 2011; Rafael Correa, 2009; Silvio Rizzo, 2014; Hermes Y.
Hinuy, 2003; EFA: Relatórios anuais, 1940-69; www.fernandopolis.gov.br; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Fernandópolis em 09/2001.
Foto Rodrigo Cabredo |
A estação de Fernandópolis em 09/2001.
Foto Rodrigo Cabredo |
A estação de Fernandópolis em 09/2001.
Foto Rodrigo Cabredo |
O abandono continua, em 24/04/2003. Foto Hermes Y. Hinuy |
O prédio em fevereiro de 2009: lacrado. Foto Rafael Corrêa
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A plataforma em fevereiro de 2009: destelhada. Foto Rafael Corrêa
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Interior da estação em julho de 2011. Foto Edinilson
Marques |
A estação em 12/2014. Foto Silvio Rizzo |
A estação em 12/2014. Foto Silvio Rizzo |
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Atualização:
07.04.2023
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