A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Meridiano
Fernandópolis
Conde Prates
...

Tronco EFA-1970
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2022
...
 
E. F. Araraquara (1949-1971)
FEPASA (1971-1998)
FERNANDÓPOLIS
Município de Fernandópolis, SP
Linha-tronco - km 339,573 (1960)   SP-0818
Altitude: 522 m   Inauguração: 17.12.1949
Uso atual: restaurada e aguardando montagem de museu ferroviário (2023)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: c.1950
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido o primeiro trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas financeiros, a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente em 1933, depois de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada até Mirassol, e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando a Presidente Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná. Em 1955, completou-se a ampliação da bitola do tronco para 1,60m, totalmente pronta no início dos anos 60. Em 1971 a empresa foi englobada pela Fepasa. Trens de passageiros, nos últimos anos somente até São José do Rio Preto, circularam até março de 2001, quando foram suprimidos.
 
A ESTAÇÃO: A cidade, fundada no início dos anos 1940, recebeu o nome de Fernandópolis em homenagem ao interventor Fernando Costa, que esteve lá em 1943, propondo a união de duas pequenas vilas muito próximas. Já no ano seguinte tornou-se município.

A linha da Araraquarense chegou à cidade no final de 1949.

Sem trens de passageiros passando por ali desde 1997, o prédio ficava muito longe, a três quilômetros da cidade em estrada asfaltada desde os anos 1980.

Infelizmente a estação caiu no abandono. Desocupados fizeram uma grande fogueira dentro dela, mas graças a seu estilo construtivo o fogo não destruiu o prédio. As estações deste tipo têm (ou tinham) armários embutidos e pisos em taco.

Em fevereiro de 2009, o prédio estava completamente "lacrado", mas em condições externas ainda razoáveis. Em 2014 a estação já estava entregue à própria sorte, embora a Prefeitura tivesse planos para sua recuperação, segundo informava Adilson Luiz Campos, da cidade.

Em 2022, quando o autor deste site esteve lá pela primeira vez, a velha estação continuava abandonada e bastante depredada.


Um ano depois, foi-me reportado em 1º/4/2023 que neste dia a estação de Fernandópolis foi entregue totalmente restaurada e deverá se tornar um memorial na cidade para o modal.

1959
AO LADO:
Construção de embarcadouro para gado na estação de Fernandopolis (O Estado de S. Paulo, 6/12/1959)

ACIMA: A placa de linha destação de Fernandopolis, onde o nome é praticamente impossível de ser lido (Foto Ralph M. Giesbrecht em 2/8/2022).
ACIMA: A estação era em 2022 praticamente uma caixa de concreto sem parte da cobertura (Foto Ralph M. Giesbrecht em 2/8/2022).

ACIMA: A fachada da estação no dia da inauguração do prédio restaurado,em 1/4/2023. Foto Prefeitura Municipal.
ACIMA: A plataforma da estação no dia da inauguração do prédio restaurado,em 1/4/2023. Foto Prefeitura Municipal.

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, visita à estação, 2022; Rodrigo Cabredo, 2001; Augusto Valente, 2023; Edinilson Marques, 2011; Rafael Correa, 2009; Silvio Rizzo, 2014; Hermes Y. Hinuy, 2003; EFA: Relatórios anuais, 1940-69; www.fernandopolis.gov.br; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Fernandópolis em 09/2001. Foto Rodrigo Cabredo

A estação de Fernandópolis em 09/2001. Foto Rodrigo Cabredo

A estação de Fernandópolis em 09/2001. Foto Rodrigo Cabredo

O abandono continua, em 24/04/2003. Foto Hermes Y. Hinuy

O prédio em fevereiro de 2009: lacrado. Foto Rafael Corrêa

A plataforma em fevereiro de 2009: destelhada. Foto Rafael Corrêa

Interior da estação em julho de 2011. Foto Edinilson Marques

A estação em 12/2014. Foto Silvio Rizzo

A estação em 12/2014. Foto Silvio Rizzo
     
Atualização: 07.04.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.