A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Remédios
Figueira
Pagador Andrade
...

Variante do Parateí-1970
 
 
E. F. Central do Brasil (1952-1975)
RFFSA (1975-1996)
FIGUEIRA
Município de Jacareí, SP
Variante do Parateí - km   SP-0830
    Inauguração: n/d
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: Aberta em 1952 entre as estações de Manoel Feio e de São José dos Campos, a variante do Parateí encurtava o trecho equivalente do ramal de São Paulo original em 11 km, o que a tornou aos poucos mais atraente para os trens de carga e de passageiros. Porém, com estações construídas longe das povoações, o ramal de São Paulo continuou a ser usado pelos trens de passageiros até o início dos anos 90. As estações existentes na linha foram utilizadas pelos trens de passageiros entre os anos de (aproximadamente) 1957 e 1978, com trens que partiam de São José para Manoel Feio e vice-versa. A linha é atualmente usada para o percurso dos cargueiros da MRS, atual concessionária da linha, enquanto o trecho equivalente do ramal de São Paulo foi abandonado há anos. O trem de Prata ligou São Paulo ao Rio de Janeiro até outubro de 1998, quando foi suprimido, utilizando-se da variante, mas não de suas estações.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Figueira, inaugurada em 1952, serviu aos trens de passageiros que faziam o percurso São José-Manoel Feio, desde o fim dos anos 1950 até meados dos anos 1970. Em 1976 não mais servia como parada. Foi demolida nos anos 1990, somente sobrou a plataforma.
     

A estação, em péssima imagem, c. 1991: dá para ver que estava em ruínas. Foto Kelso Medici

Plataforma da estação de Figueira, em 1997. Foto Kelso Medici

Plataforma da estação de Figueira, em 1997. Foto Kelso Medici
     
     
Atualização: 28.07.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.