|
|
...
Ponte Alta
Gavião Peixoto
Nova Paulicéia
...
Ramal de Rib. Bonito-1950
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2006
...
|
|
|
|
|
C. E. F. do Dourado
(1908-1949)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1949-1969) |
GAVIÃO
PEIXOTO
Municípios de Araraquara (1908-1995)
Gavião Peixoto, SP (1995-) |
Ramal de Ribeirão Bonito - km 96,554 |
|
SP-1965 |
Altitude: 485 m |
|
Inauguração: 01.04.1908 |
Uso atual: moradia (2012) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1908? |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Em maio de
1894, foi entregue o ramal de Ribeirão Bonito pela Cia. Paulista,
saindo da estação de São Carlos, no tronco, e com ponto terminal em
Ribeirão Bonito, em bitola métrica. Em 1900, a Cia. E. F. do Dourado
(Douradense) abriu uma linha que unia Ribeirão Bonito a Dourado, com
bitola de 60 cm. Em 1910, o tronco da Douradense atingiu Ibitinga
e mesmo ano sofreu modificações, aumentando-se a bitola
para métrica e alterando a ligação Ribeirão Bonito-Trabiju, colocando
a estação de Dourado como ponta de um curto ramal. Somente em 1939
a Douradense prolongou a linha, chegando até Novo Horizonte. Em 1949,
a Paulista adquiriu a Douradense, adicionando a sua linha-tronco ao
ramal de Ribeirão Bonito, que agora ligaria São Carlos a Novo Horizonte
diretamente. Em 1966, a linha entre Ibitinga e Novo Horizonte foi
suprimida, e em 3 de janeiro de 1969, todo o ramal de Ribeirão Bonito
foi desativado. Os trilhos foram retirados pouco tempo depois. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Gavião Peixoto deu origem ao distrito do mesmo nome,
no município de Araraquara e foi inaugurada em 1908,
juntamente com as estações de Nova Paulicéia
e Nova Europa, mais à frente na nova linha.
Era
originalmente uma das três colônias resultantes do desmembramento em 1908 do Núcleo
Colonial do Cambuhy, organizado pelo Governo já visando,
ao que parece, a chegada da ferrovia.
As terras da agora cidade foram
doadas no final de 1906 ao Governo do Estado pelo Conselheiro
Gavião Peixoto: daí a origem do nome. No início,
o distrito era Nova Paulicéia, mas Gavião
Peixoto cresceu mais e tornou-se a sede.
Logo no início de operação, em 2008, a estação chegou a se chamar Alabama (ver caixa abaixo).
Em 1930, o pátio
da estação foi "fechado" por exigência
da Câmara Municipal (de Araraquara), ou seja, foi cercado
com ripões de madeira, no caso.
Em 1949, a estação
passou a fazer parte do ramal de Ribeirão Bonito, da
Cia. Paulista.
Foi desativada em 1969. Em 1978, o edital de concorrência no. SAP.8I.05/78 da FEPASA pôs à venda
a estação, diversas casas e um depósito de Gavião Peixoto, com 734,25 m2 de terreno.
No entanto, a estação, pelo menos, ficou abandonada até meados da década
de 1980, quando foi comprada e restaurada por um casal da
cidade, os srs. Luiz e Maria Azolino. Maria em 2002 contava que a mãe
de Luiz, uma alemã imigrante, chegou à cidade
de trem descendo ainda numa estação provisória,
situada segundo ela antes da atual, uma paradinha coberta. Os laços
com a estação ficaram muito fortes e os Azolino decidiram que a estação deveria ser preservada. A casa em que eles moravam era a própria estação, com um grande jardim, bonito e
arborizado, sendo que a plataforma estava praticamente igual ao que
era nos áureos tempos.
Quanto à cidade, Gavião
Peixoto tornou-se município em 1995, mas ainda era
muito pequena e calma nessa época.
Em abril de 2012, o terreno de 6.300
m2 com a casa estava à venda.
ACIMA: Horário do trem para Gavião
Peixoto, em 1908, então estação terminal. Porém,
o surpreendente é o nome dado à estação
nesse horário: Alabama (Fonte desconhecida, acervo Antonio
Carlos Belviso).
ACIMA: A localidade na época da construção
da ferrovia em 1908 (Autor desconhecido).
ACIMA: A notícia do jornal O Estado de S.
Paulo de 2 de abril de 1908 foi reproduzida na seção
especial do jornal cem anos mais tarde: inaugurada a estação
de Gavião Peixoto (O Estado de S. Paulo, 2/4/2008).
ACIMA:
O núcleo de Gavião Peixoto, em 1918. A estação
não aparece na foto. (Da revista A Vida Moderna, 1918).
1920
AO LADO: O envio de mercadorias a partir da estação não era confiável (O Estado
de S. Paulo, 1/3/1920). |
|
|
AO LADO: Quem foi Gavião Peixoto (de A Folha de S. Paulo, 1959) |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Antonio
Carlos Belviso; Maria Azolino; http://gaviaopeixoto.olx. com.br, entrada
em 2012; E. F. Dourado: Relatório anual, 1909; Museu do Imigrante
de São Paulo; A Vida Moderna, 1918; Folha de S. Paulo, 15/6/1961;
Arquivo do Estado de São Paulo; O Estado de S. Paulo, 21/12/1906
e 2/4/2008; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
04.04.2019
|
|