A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
(1998-2000):
Guaianazes
Antonio Gianetti
Ferraz de Vasconcelos
...
(2000-):
Guaianazes-nova
Antonio Gianetti
Ferraz de Vasconcelos
...

ram. S. Paulo EFCB-1950
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2000
...
 
CPTM (1998-)
ANTONIO GIANETTI
(antiga LAGEADO e GIANETTI)
Município de Ferraz de Vasconcelos, SP
Ramal de São Paulo - km   SP-1961
Altitude: -   Inauguração: 10.01.1998
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1998
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cachoeira-Taubaté) e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi aberta pela CPTM, com o nome de Lageado, em 1998. Mudou para Gianetti em 19/08/1998. Logo depois, o nome mudou para Antonio Gianetti.

Em outubro de 2009, a CPTM colocou grades no lugar dos muros na região próxima à estação.

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 2000; Robson Souza; William Gimenez, 1998; Riam_, 2009; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Lajeado no início de operação (1998). Foto cedida por William Gimenez

A estação em 24/09/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em março de 2007. Foto Robson Souza
     
     
Atualização: 13.02.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.