|
|
...
Monte Alto
Homem de Mello
Tabarana
...
EFMA - 1935
IBGE - 1956
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
|
|
|
|
|
E. F. Monte Alto
(1917-1956) |
HOMEM
DE MELLO
Município de Monte Alto, SP |
Linha-tronco - km 18 |
|
SP-1999 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 24.10.1917 |
Uso atual: depósito (2018) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1917 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Monte Alto (EFMA) foi aberta em 1908, ligando a estação de Ibitirama,
no trecho de bitola métrica da Cia. Paulista, que a partir de 1930
tornou-se o ramal de Jaboticabal. Em 1917, a linha foi prolongada
até Homem de Mello e em 1922 chegou até Vista Alegre, donde
deveria seguir para Pirangi, encontrando-se com a E. F. Oeste de São
Paulo, estrada que nunca chegou a operar, embora tivesse um trecho
construído entre as estações de Taiúva, da Paulista, e a cidade de
Taiaçu. Em 1/7/1938, por determinação do Governo do Estado, a ferrovia
foi anexada pela E. F. Araraquara, depois de anos de seguidos prejuízos.
A linha chegou a ter quatro trens diários, além de bondes (automotrizes)
a gasolina que percorriam a linha, principalmente quando não havia
cargas a transportar, pois todas as composições eram de trens mistos.
Altamente inviável economicamente por seus trens lerdos especialmente
no trecho de subida de serra num trecho total muito curto (cerca de
25 quilômetros), ela foi finalmente extinta pela EFA em 1956, tendo
sido os trilhos retirados não muito tempo depois. |
|
A ESTAÇÃO: Esta estação,
originalmente chamada Engenheiro Homem de Mello, provavelmente
homenageando algum dos construtores da linha, foi aberta em 1917.
A estação não era mais citada nos relatórios da EFA, que havia anexado
a linha, em 1946, o que pode significar que ela já teria sido
fechada e somente funcionava como parada nos últimos anos.
A estação ainda existe, feita em madeira, abandonada e sozinha no
meio do nada. A foto de 2009 (abaixo) mostrava uma plataforma muito
alta em relação ao antigo leito: teria sido feito um
rebaixamento após a retirada da linha, por algum motivo ignorado?
É incrível que a estação ainda estivesse
em pé em 2017, tendo sido feita em madeira; o nome dela estava
no dístico colocado na plataforma, quase apagado.
ACIMA: A estação em 1937 (Foto ou acervo Walderico C. Veras).
ACIMA: Na plataforma, o dístico, quase
apagado, convive com um a carta emoldurada de 1998 de um órgão
preservacionista (Foto Antonio Sergio Britto em 19/5/2013).
(Fontes: Igor Reis; Antonio Sergio Britto;
Ulisses Zangerolami; Alberto Partorini Machado; José Renato
Biazotto; E. F. Araraquara: Relatórios anuais, 1940-66; Eugenio
Egas: Os Municípios Paulistas (M-Y), Seção de Obras do Estado de São
Paulo, 1925; Guias Levi, 1932-57; IBGE, 1956; Mapa - Acervo R. M.
Giesbrecht) |
|
|
|
A estação de Homem de Mello, c. 2001. Foto enviada
por Alberto Partorini Machado |
A estação em 2006. A estação ou
uma casa do pátio? Foto José Renato Biazotto |
A estação em 19/5/2013. Foto Antonio Sergio Britto |
A estação em 19/5/2013. Foto Antonio Sergio Britto
|
A estação em 2016. Foto Ulisses Zangerolami |
|
|
|
|
|
Atualização:
26.03.2019
|
|