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São Bernardo
Interlagos-original
Casa Grande
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ramal Jurubatuba - 1970
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1969
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Estrada de Ferro
Sorocabana (1957 -1971)
FEPASA (1971-c.1979) |
INTERLAGOS
(original)
Município de São Paulo, SP |
Ramal de Jurubatuba - km |
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SP-2097 |
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Inauguração: 28.09.1957 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolida) |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Jurubatuba foi construído entre 1952 e 1957 para encurtar a distância
entre a Capital e Santos pela Sorocabana. Partindo da estação de Imperatriz
Leopoldina, no tronco, a linha seguia até Evangelista de Souza, na
Mairinque-Santos, no alto da serra, para dali descer para o porto.
Transportando passageiros e cargas desde a abertura da linha em 1957,
o ramal acabou por se tornar uma das linhas de subúrbio da Capital.
Por volta de 1980 foi feita a duplicação da linha e
a colocação da bitola mista, o que levou à demolição,
por causa do óbvio alargamento do leito para comporatr duas
linhas, de todas as estações originais que estavam no
trecho entre Universidade e Jurubatuba, com a exceção
desta última. Uma nova linha com novas estações foi entregue,
agora com trens partindo de Osasco e não mais de Julio Prestes,
mas somente em 2000 é que ficaram prontas todas as estações previstas
para todo o trecho que hoje é atendido pelos TUES metropolitanos
da CPTM. Até dezembro de 2001 o transporte de passageiros se
resumia ao trecho entre Presidente Altino, no tronco, e Varginha,
na entrada da área de mananciais. Nesse mês, o transporte foi
suprimido para além de Jurubatuba. Daí até Evangelista a linha
hoje está desativada até para cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Interlagos foi aparentemente o primeiro prédio das estações
definitivas a ser construída no ramal, em 1958, dado conseguido no
relatório da Sorocabana para esse ano. Porém, é
interessante notar que existe uma foto sem data que mostra a estação
de Interlagos como um vagão de madeira fixo, ao lado
de uma plataforma que tinha um banco para espera. Seria esta a estação
provisória, feita em 1957, ou seria esta a "definitiva"
de 1958, citada no relatório? Jamais tive alguma confirmação
de como teria sido o prédio da estação, por exemplo,
nos anos 1960, quando o trem parava ali constantemente. A estação
de Interlagos original era pátio de manobras e cruzamento de
trens e nos últimos anos de operação, ali também
havia troca de tração elétrica para diesel. Demolida nos anos 1970,
existiu depois uma nova estação com o mesmo nome, construída em local
diferente, mais para o norte na linha (Interlagos-nova), segundo
Anderson Alves Conte, mas que, com a desativação
do trecho em 2001, foi também demolida (ver INTERLAGOS-NOVA)
(Fontes: Carlos R. Almeida; Moises Lavander; Anderson
Alves Conte; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Ao lado, a primeira estação de Interlagos,
ainda como um vagão de trem adaptado. A foto é
provavelmente do final dos anos 1950. Acervo Moisés Lavander |
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Atualização:
29.06.2013
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