|
|
...
Jurubatuba
Interlagos-nova
Grajaú
...
ramal de Jurubatuba-1980
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
...
|
|
|
|
|
FEPASA (1992-1994)
CPTM (1994-2001) |
INTERLAGOS-NOVA
Município de São Paulo, SP |
Ramal de Jurubatuba - km 26,015 |
|
SP-2098 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 26.09.1992 |
Uso atual: demolida em 2002 |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1992 (já demolido) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Jurubatuba foi construído entre 1952 e 1957 para encurtar a distância
entre a Capital e Santos pela Sorocabana. Partindo da estação de Imperatriz
Leopoldina, no tronco, a linha seguia até Evangelista de Souza, na
Mairinque-Santos, no alto da serra, para dali descer para o porto.
Transportando passageiros e cargas desde a abertura da linha em 1957,
o ramal acabou por se tornar uma das linhas de subúrbio da Capital.
Por volta de 1980 foi feita a duplicação da linha e
a colocação da bitola mista, o que levou à demolição,
por causa do óbvio alargamento do leito para comportar duas
linhas, de todas as estações originais que estavam no
trecho entre Universidade e Jurubatuba, com a exceção
desta última. Uma nova linha com novas estações foi entregue,
agora com trens partindo de Osasco e não mais de Julio Prestes,
mas somente em 2000 é que ficaram prontas todas as estações previstas
para todo o trecho que hoje é atendido pelos TUES metropolitanos
da CPTM. Até dezembro de 2001 o transporte de passageiros se
resumia ao trecho entre Presidente Altino, no tronco, e Varginha,
na entrada da área de mananciais. Nesse mês, o transporte foi
suprimido para além de Jurubatuba. Daí até Evangelista a linha
hoje está desativada até para cargueiros. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Interlagos-nova foi inaugurada em 1992, para substituir
a antiga estação de Interlagos, mas que havia
sido fechada mais de dez anos antes.
A estação ficava
mais ao norte do que a estação original de Interlagos.
Era uma plataforma de madeira coberta, que era alcançada por
uma escada também de madeira que desce até o leito da linha que, nesse
ponto, passa abaixo do nível da rua.
A estação
foi desativada em dezembro de 2001, juntamente com o tráfego
no trecho Jurubatuba-Varginha, segundo a CPTM, por "motivos
de segurança".
Foi demolida em outubro de 2002, segundo Anderson Conte.
ACIMA: Trem da FEPASA na estação de
Interlagos, provavelmente em 1992/3 (Acervo Rafael dos Santos Silva).
(Ver tambám INTERLAGOS-ORIGINAL)
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Rafael
dos Santos Silva; William Gimenez; Ricardo Koracsony; Anderson Conte;
Acervo CPTM; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação, anos 1990. Foto cedida por William
Gimenez |
A estação, provavelmente anos 1990. Acervo CPTM |
A estação de Interlagos-nova, vista do alto, em
23/08/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Pátio da estação já demolida. em
03/2005. Foto Ricardo Koracsony |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
09.06.2020
|
|