A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Jurubatuba
Interlagos-nova
Grajaú
...

ramal de Jurubatuba-1980
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
...
 
FEPASA (1992-1994)
CPTM (1994-2001)
INTERLAGOS-NOVA
Município de São Paulo, SP
Ramal de Jurubatuba - km 26,015   SP-2098
Altitude: -   Inauguração: 26.09.1992
Uso atual: demolida em 2002   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1992 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Jurubatuba foi construído entre 1952 e 1957 para encurtar a distância entre a Capital e Santos pela Sorocabana. Partindo da estação de Imperatriz Leopoldina, no tronco, a linha seguia até Evangelista de Souza, na Mairinque-Santos, no alto da serra, para dali descer para o porto. Transportando passageiros e cargas desde a abertura da linha em 1957, o ramal acabou por se tornar uma das linhas de subúrbio da Capital. Por volta de 1980 foi feita a duplicação da linha e a colocação da bitola mista, o que levou à demolição, por causa do óbvio alargamento do leito para comportar duas linhas, de todas as estações originais que estavam no trecho entre Universidade e Jurubatuba, com a exceção desta última. Uma nova linha com novas estações foi entregue, agora com trens partindo de Osasco e não mais de Julio Prestes, mas somente em 2000 é que ficaram prontas todas as estações previstas para todo o trecho que hoje é atendido pelos TUES metropolitanos da CPTM. Até dezembro de 2001 o transporte de passageiros se resumia ao trecho entre Presidente Altino, no tronco, e Varginha, na entrada da área de mananciais. Nesse mês, o transporte foi suprimido para além de Jurubatuba. Daí até Evangelista a linha hoje está desativada até para cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Interlagos-nova foi inaugurada em 1992, para substituir a antiga estação de Interlagos, mas que havia sido fechada mais de dez anos antes.

A estação ficava mais ao norte do que a estação original de Interlagos. Era uma plataforma de madeira coberta, que era alcançada por uma escada também de madeira que desce até o leito da linha que, nesse ponto, passa abaixo do nível da rua.

A estação foi desativada em dezembro de 2001, juntamente com o tráfego no trecho Jurubatuba-Varginha, segundo a CPTM, por "motivos de segurança".

Foi demolida em outubro de 2002, segundo Anderson Conte.


ACIMA: Trem da FEPASA na estação de Interlagos, provavelmente em 1992/3 (Acervo Rafael dos Santos Silva).

(Ver tambám INTERLAGOS-ORIGINAL)

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Rafael dos Santos Silva; William Gimenez; Ricardo Koracsony; Anderson Conte; Acervo CPTM; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, anos 1990. Foto cedida por William Gimenez

A estação, provavelmente anos 1990. Acervo CPTM

A estação de Interlagos-nova, vista do alto, em 23/08/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

Pátio da estação já demolida. em 03/2005. Foto Ricardo Koracsony
   
     
Atualização: 09.06.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.