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Paracatu
Itapema
Itatiba
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Itatibense
(n/d -1952) |
ITAPEMA
Município de Itatiba, SP |
Linha-tronco - km |
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SP-2127 |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Os primeiros
projetos para a E. F. Itatibense datam de 1872, com a linha saindo
de Jundiaí, projeto que não vingou. A Cia. Paulista,
então, em 1880, decidiu construir um ramal partindo da estação
de Louveira, de sua linha-tronco inicialmente com bitola de 76 cm,
depois em bitola larga (1,60m) e finalmente em bitola métrica.
Finalmente, o curto trecho de somente 21 km e as exigências
do Governo Provincial para a concessão levaram a CP a ceder
os direitos à Cia. Itatibense, em 1887. Em julho de 1889 abriu-se
a linha ao tráfego em caráter provisório, e em
19/11/1890 em termos definitivos. Havia apenas três estações
oficiais na linha (Luiz Gonzaga, Tapera Grande e Itatiba), mas também
mais algumas paradas que ajudavam a aumentar demais o tempo de percurso
da linha, que, em 1944, era de 40 minutos para apenas 20 km. Sempre
deficitária, por ser muito curta e ter curvas demais, a pequena
ferrovia sobreviveu até 1952, quando, sob protestos da população
local, foi fechada definitivamente. |
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A ESTAÇÃO: A parada de Itapema,
assim como as de Paraíso, Abadia e Paracatu,
eram construções de alvenaria, ao contrário das
três estações oficiais da linha, que eram de madeira.
Eram também mais novas. Como aconteceu em Abadia, logo
após o fechamento da ferrovia em agosto de 1952, a escola rural
de Itapema também fechou: não havia como as professoras
chegarem à localidade para dar aulas.
(Fontes: Nilson Rodrigues; Sergio Romano; Lucimara
R. Gabuardi; Marcello Tálamo; O Estado de S. Paulo, 31/8/1952;
Odilon N. Matos: Café e Ferrovias, 1987) |
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Parada de Itapema, sem data. Foto do livro Café e
Ferrovias, de Odilon N. Matos |
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Atualização:
31.07.2013
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