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VXY Mogiana em MG
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Itapema
Itatiba
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
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E. F. Itatibense (1889-1952)
ITATIBA
Município de Itatiba, SP
Linha-tronco - km 21   SP-2145
Altitude: -   Inauguração: 01.08.1889
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1890? (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: Os primeiros projetos para a E. F. Itatibense datam de 1872, com a linha saindo de Jundiaí, projeto que não vingou. A Cia. Paulista, então, em 1880, decidiu construir um ramal partindo da estação de Louveira, de sua linha-tronco inicialmente com bitola de 76 cm, depois em bitola larga (1,60m) e finalmente em bitola métrica. Finalmente, o curto trecho de somente 21 km e as exigências do Governo Provincial para a concessão levaram a CP a ceder os direitos à Cia. Itatibense, em 1887. Em julho de 1889 abriu-se a linha ao tráfego em caráter provisório, e em 19/11/1890 em termos definitivos. Havia apenas três estações oficiais na linha (Luiz Gonzaga, Tapera Grande e Itatiba), mas também mais algumas paradas que ajudavam a aumentar demais o tempo de percurso da linha, que, em 1944, era de 40 minutos para apenas 20 km. Sempre deficitária, por ser muito curta e ter curvas demais, a pequena ferrovia sobreviveu até 1952, quando, sob protestos da população local, foi fechada definitivamente.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Itatiba foi aberta em 1889 para tráfego provisório. Sua inauguração oficial deu-se em 1890.

Ficava próxima ao centro da cidade, e depois de sua desativação, foi demolida. A foto que aparece abaixo, de 1952, segundo se conta, teria sido tirada pela esposa de um dos proprietários da linha, quando a composição se aproximava da estação, no dia da última viagem, em 1952. É uma das poucas fotos conhecidas da estação.

1887
AO LADO:
Teria sido este o local onde a estação foi realmente construída? (A Provincia de S. Paulo, 23/8/1898).

ACIMA: Horário do tráfego provisório da E. F. Itatibense em 1889 (A Provincia de S. Paulo, 1/8/1889)

1898
AO LADO:
Oito anos depois da abertura da linha, esta ganha uma nova locomotiva (O Estado de S. Paulo, 20/2/1898).

1898
AO LADO:
Morte na estação (O Estado de S. Paulo, 20/7/1898).

1922
AO LADO:
Incêndio de vagão em Itatiba (O Estado de S. Paulo, 10/5/1922).

1924
AO LADO:
Acidente próximo à estação de Itatiba no dia 1 de fevereiro (O Estado de S. Paulo, 6/2/1924).

1924
AO LADO:
Acidente atrasa a chegada do trem à estação de Itatiba em 8 de fevereiro (O Estado de S. Paulo, 12/2/1924).

1924
AO LADO:
Pede-se novo armazem para a estação de Itatiba (O Estado de S. Paulo, 11/3/1924).

1935
AO LADO:
Automotrizes de Itapira a Louveira (O Estado de S. Paulo, 29/3/1924).

(Fontes: Sergio Romano; Nilson Rodrigues; Lucimara R. Gabuardi; Sergio Romano; Marcello Tallamo; Odilon N. Matos: Café e Ferrovias, 1982; O Estado de S. Paulo, 1924)
     

Fachada da estação. Sem data. Cessão Sergio Romano

Estação de Itatiba, provavelmente em 1952, na viagem final do trem. Foto do livro Café e Ferrovias, de Odilon N. Matos
 
     
     
Atualização: 05.04.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.