|
|
...
Marambaia
Itapuí
Josué Prado
...
ramal de Jaudourado-1950
IHGESP - 1928
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
|
|
|
|
|
C. E. F. do Dourado
(1912-1949)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1949-1964) |
ITAPUÍ
(antiga BICA DE PEDRA)
Município de Itapuí, SP |
Ramal de Jaúdourado - km 19,110
(1929) |
|
SP-1459 |
Altitude: 492,000 m |
|
Inauguração: 06.06.1912 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1913 (já demolido) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Jaú-dourado foi inaugurado em 1913 pela E. F. Dourado, partindo
de Posto Rangel, no ramal de Bariri, também da Douradense, e chegando
à nova estação de Jaú-dourado, em Jaú, próxima à estação da Paulista.
Em 1949, a E. F. Dourado foi adquirida pela Paulista, que, em 1957,
demoliu a estação de Jaú-dourado e passou a utilizar a estação de
Jaú, desativada em 1941, para dar lugar à nova, como estação final
do ramal. O ramal funcionou até 25 de agosto de 1964, e foi o primeiro
dos ramais da Douradense a ser fechado. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Bica de Pedra foi inaugurada em 1912, como ponta provisória
do ramal que chegaria no ano seguinte a Jaú. Há outras fontes
que citam a data de 01/01/1912 para essa inauguração (e não
6 de junho).
Em 1913, as reclamações: "Apesar de Bica de
Pedra se achar ligada pela estrada de ferro Douradense a São
João da Bocaina, Jahu, etc., ainda recebem o correio pelo estafeta
a cavallo, de Jahu" (O Estado de S. Paulo, 8/7/1913).
Em 1939 (ato 1.064, de 28/2/1939), o
nome foi alterado para Itapuí.
Em 1949, passou para a administração da Cia. Paulista, que comprou
a E. F. do Dourado.
Foi fechada em 1964, com a supressão do ramal nesse mesmo ano, e demolida
por volta de 1986, quando depois de anos servindo como residência
coletiva e em péssimo estado, e depois de ter sido parcialmente
incendiada, o novo proprietário construiu um abatedouro avícola
- o "Itabom" - no local. Hoje esse abatedouro
tornou-se o frigorífico Itabom (Informações
de Pedro Poli, em 08/2004).
"Conversando com uma tia velhinha, de 101 anos, ela contava
que seu avô, Joaquim Pereira Ribeiro, nascido em Minas
Gerais, fazendeiro em Bica de Pedra e falecido por volta de 1914,
foi quem doou o terreno ou financiou a construção da estação ferroviária.
Será que existem documentos que mencionem o nome dele, ligando-o a
essa estação"? (Eneida Rangel Celeti, 08/2007).
ACIMA: Pátio e estação
de Bica de Pedra em 6/12/1928 (Autor desconhecido).
|
1939
AO LADO: A estação muda de nome
(O Estado de S. Paulo, 6/2/1939).
|
|
1942
AO LADO: Os horarios dos trens não são convenientes para a cidade
(O Estado de S. Paulo, 5/2/1942). |
|
1942
AO LADO: Dois meses depois e a Douradense não quer alterar os horários
(O Estado de S. Paulo, 10/4/1942). |
|
1948
AO LADO: A preocupação da cidade de Itapuí
em não ser colocada junto à linha numa eventual
reforma do ramal de Jaudourado em 1949 (Folha da Manhã,
21/11/1948).
|
ACIMA: Linha do ramal de Jaudourado entre as estações de Itapuí e a de Marambaia em 1950. Notar que a estação de Itapuí ficava fora da cidade e havia de se atravessar o córrego da Bica de Pedra. A de Marambaia, mais isolada, ficava à beira do rio Jaú - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM MELHOR DEFINIÇÃO (IHG. c. 1950). ABAIXO: Vista do Google Maps em 04/2021 mostra o local onde ficava a estação, que hoje não mais existe, junto às matas do córrego e da atual Estrada Vicinal do Itapuí. Notar que atualmente a área urbana da cidade expandiu-se até o antigo córrego.
ACIMA: Vilma, Afonso Sérgio, Maria Ivani e Afonso Busembai na estação de Itapuí em 1962 (Foto Afonso Busembai).
(Fontes: Eneida Rangel Celeti; Pedro Luiz Poli; Alberto
del Bianco; José H. Bellorio; Acervo Braz; Cia. Paulista: relatórios
anuais, 1948-69; O Estado de S. Paulo, 1913; C.E.F.Dourado, relatórios
anuais, 1900-48; IHGESP; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Estação de Itapuí, sem data. Foto Francisco
Pereira, cedida por Alberto Del Bianco |
A estação, sem data. Foto cedida por Pedro Luiz
Poli |
A estação, anos 1950. Acervo Braz, Rio Claro,
SP. |
A foto de José H. Bellorio, em 26/03/2002, mostra o que
sobrou da Paulista em Itapuí: perto da estação,
um bueiro abandonado com o emblema da ferrovia. |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
01.04.2021
|
|