|
|
...
Morais Barros
Marambaia
Itapuí
...
ramal de Jaudourado-1950
IHGESP - 1928
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
|
|
|
|
|
C. E. F. do Dourado
(1912-1949)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1949-1964) |
MARAMBAIA
Município de Itapuí, SP |
Ramal de Jaudourado - km 10,040(1929) |
|
SP-2300 |
Altitude: 420 m |
|
Inauguração: 21.08.1915 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1912 (já demolido) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Jaú-dourado foi inaugurado em 1913 pela E. F. Dourado, partindo de
Posto Rangel, no ramal de Bariri, também da Douradense, e chegando
à nova estação de Jaú-dourado, em Jaú, próxima à estação da Paulista.
Em 1949, a E. F. Dourado foi adquirida pela Paulista, que, em 1957,
demoliu a estação de Jaú-dourado e passou a utilizar a estação de
Jaú, desativada em 1941, para dar lugar à nova, como estação final
do ramal. O ramal funcionou até 25 de agosto de 1964, e foi o primeiro
dos ramais da Douradense a ser fechado. |
|
A ESTAÇÃO: A estação de
Marambaia teria sido aberta em 1912, segundo os relatórios
da Paulista, postariores, depois qua a empresa comprou a E. F. do
Dourado em 1949.
Há outras fontes que citam a data de 01/09/1912 para
essa inaugu-ração. E, nos jornais, o anuncio da inauguração
somente saiu em 1915, na data de 21 de agosto deste ano. Qual data
estará correta? Eu fico com a de 1915...
A estação ficava às margens do rio Jaú.
Em 1949, passou a
ser administrada pela Cia. Paulista.
A estação foi rebaixada
a parada em 1961.
Em 1964, foi fechado
o ramal e o local foi inundado pela represa de Bariri poucos
anos depois. "Neste local (ver foto abaixo),
não muito longe de ondeficava a estação
hoje debaixo da água, existe o terminal Marambaia,
um pequeno porto para descarregamento de cana de açúcar. O
local além de muito bonito é freqüentado por muitos pescadores. Na Marambaia
se dá o encontro das águas do rio Jaú com o rio Tietê (início
das águas represadas pela usina hidroelétrica de Bariri). A distância
entre Itapui e a Marambaia é de uns 6 km aproximadamente"
(Julio Cesar Piesigilli, Jaú, SP,
04/2006).
ACIMA: Anuncio de inauguração da estação
de Marambaia em 1915 (O Estado de S. Paulo, 23/8/1915).
ACIMA: Linha do ramal de Jaudourado entre as estações de Itapuí e a de Marambaia em 1950. Notar que a estação de Itapuí ficava fora da cidade e havia de se atravessar o córrego da Bica de Pedra. A de Marambaia, mais isolada, ficava à beira do rio Jaú - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM MELHOR DEFINIÇÃO (IHG. c. 1950).
|
1915
À ESQUERDA: O dia em que a estação fechou
e foi rebaixada a parada (O Estado de S. Paulo, 30/9/61).
|
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Julio
Cesar Piesigilli; O Estado de S. Paulo, 1961;
Cia. Paulista: relatórios anuais, 1945-69;
Cia. E. F. do Dourado: relatórios anuais, 1910-48; O
Estado de S. Paulo, 1961; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
|
À esquerda, em 04/2006, um ponto não
muito afastado de onde se situava a estação: o
pequeno porto para embarque de cana. Foto Julio Cesar Piesigilli |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
31.03.2021
|
|