A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Artur Alvim
Itaquera
Quinze de Novembro
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ram. S. Paulo EFCB-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2000
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E. F. do Norte (1875?-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1983)
CBTU (1983-1992)
CPTM (1992-2000)
ITAQUERA (antiga SÃO MIGUEL)
Município de São Paulo, SP
Ramal de São Paulo - km 481,220   SP-0760
Altitude: 750 m   Inauguração: 06.11.1875?
Uso atual: demolida em 2004   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1930 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, do Braz até a saindo da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até o bairro da Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, atual Central do Brasil, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes (1875) e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central do Brasil, que, em 1892, incorporou a já falida E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cachoeira-Taubaté) e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, no mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e no trecho da estação D. Pedro II a Japeri, no RJ.
 

A ESTAÇÃO: A estação teria sido inaugurada como São Miguel, em 1875, pela E. F. do Norte, nome da vila mais próxima do local (embora Amália Lemos e Maria Cecília França, em seu livro sobre Itaquera, digam que a estação somente teria sido inaugurada em 1877, dois anos depois de a linha iniciar suas operações).

Teria havido ali uma parada rústica, ou uma plataforma isolada apenas?

Na verdade, a data de 1875 é a que aparece no Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960) e no livro de Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928 e é possivelmente não verdadeira, já que nesse dia houve a chamada inaugural da linha apenas, e não há menção a qualquer estação intermediária no percurso São Paulo (Estação do Norte) - Mogi das Cruzes (ver caixas abaixo, de 1875). A própria estação de Mogi apresentava ao passageiro apenas um terreno vazio demarcado ao lado da linha como se fosse a estação (ver caixas abaixo, de 1875). Talvez nem este terreno existisse nas outras quatro supostas estações intermediárias, que, na época, seriam as de Suzano, Poá, São Miguel (Itaquera) e a de Carvalho Araújo (Guaianazes). Fica a dúvida, pois até hoje não achei nada que comprovasse a data que dá como inauguração destas 4 estações a mesma data de abertura que a de Mogi (que comprovadamente existia apenas como um terreno demarcado) e Norte (onde deveria existir uma construção, provisória ou não, já que era o prédio de partida.

No caso da estação de São Miguel, a citada inauguração de 1877 poderia ter vindo do fato de que, neste ano, a ferrovia já alcançasse São José dos Campos, tendo mais tráfego do que no seu início dois anos antes.

Porém, até 1878, quando foi aberta a estação de Taubaté, juntamente com a linha naquela região, não havia qualquer menção a estação nenhuma entre Mogi das Cruzes e Taubaté, nos horários divulgados pela E. F. do Norte na imprensa e nas estações. A primeira menção à estação de Itaquera foi por mim encontrada em jornais em novembro de 1892 (ver caixa de 1892 abaixo).

Em 1892, a estação ainda se chamava São Miguel mas em dezembro já era Itaquera (ver caixas de 1892 abaixo). Em 1894, o nome já era Itaquera (ver caixa de 1894 abaixo).

O mais provável é que a imprensa e algumas pessoas usassem os dois nomes para quando citavam a estação nessa época.

Em 1915, os trens de suburbios que iam para a Penha foram desativados. Na mesma época, os trens de suburbios passaram a correr até Mogi das Cruzes. Com isso, Itaquera passou a ter mais trens do que já tinha e sua população começou a aumentar mais rapidamente, com diversos loteamentos novos (ver caixas abaixo).

Em 1930, um novo prédio foi aberto em substituição à estação original.

Em 1960, ampliaram-se as plataformas e três anos depois foi colocado o terceiro trilho.

Em 1998, uma nova reforma trocou o tipo de cobertura das mesmas, estragada por sucessivas depredações.

Em 27/05/2000, a estação foi desativada, pois com a entrada de
operações do trem do Expresso Leste da CPTM, a linha entre
Artur Alvim
e Guaianazes foi desativada, passando a correr mais para o sul com novas estações nesse trecho. Os trilhos foram então retirados e a estação foi abandonada.

Na madrugada de 4 de junho de 2004, a Prefeitura demoliu a estação, devido ao trajeto do prolongamento da avenida Radial Leste.

(veja também ITAQUERA-NOVA)

1884
AO LADO:
Em 1884, Itaquera era assim... um enorme campo cortado pela ferrovia - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VER TODO O ARTIGO (A Provincia de S. Paulo, 3/1/1884).

1891
AO LADO:
O trem não parou na estação e passageiros foram a pé (O Estado de S. Paulo, 17/11/1891).

1892
AO LADO:
Anuncio de venda de terrenos mostra a estação ainda com o nome de São Miguel (O Estado de S. Paulo, 12/2/1892).

1892
AO LADO:
O trem para em Itaquera (já tem este nome) com o maquinista bêbado (O Estado de S. Paulo, 12/2/1892).

1894
AO LADO:
A estrada de São Miguel para Itaquera tinha de ser reformada, o trânsito certamente aumentou ali por causa da estação O trem para em Itaquera (já tem este nome) com o maquinista bêbado (O Estado de S. Paulo, 31/10/1894).

1894
AO LADO:
Desastre naa estação de Itaquera (O Estado de S. Paulo, 18/12/1894).

1894
AO LADO:
Ainda sobre o desastre naa estação de Itaquera (O Estado de S. Paulo, 20/12/1894).

1897
AO LADO:
Menino pertido na estação de Itaquera. (O Estado de S. Paulo, 16/08/1897).

1922
AO LADO:
Acidente em Itaquera (O Estado de S. Paulo, 27/5/1922).

1912
ACIMA e AO LADO: Os dois recortes referem-se ao mesmo acidente na estação de Itaquera em 23 de julho. Na reportagem maior, CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA NA ÍNTEGRA (Correio Paulistano, 24 e 29/7/1912).

1922
AO LADO:
Acidente em Itaquera (O Estado de S. Paulo, 27/5/1922).

1923
AO LADO:
Descarrilamento em Itaquera (O Estado de S. Paulo, 8/5/1923).

ACIMA: Lotes à venda usando a proximidade da estação como pretexto (O Estado de S. Paulo,
18/10/1924).

1927
AO LADO:
A iluminação na estação praticamente não existia (O Estado de S. Paulo, 20/4/1927)

1929
AO LADO:
Fechamento (com cercas) da estação (O Estado de S. Paulo, 26/7/1929).

ACIMA: As reformas no prédio da estação em 1929 (Folha da Manhã, 4/8/1929).

1932
AO LADO:
Outro acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 28/1/1932).

1933
AO LADO:
População pede trem Itaquera-São Paulo (O Estado de S. Paulo, 28/4/1933).

1933
AO LADO:
Acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 30/4/1933).

1934
AO LADO:
Mais um acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 26/6/1934).

1936
AO LADO:
Outro acidente na estação (Correio de S. Paulo, 16/9/1936).

1939
AO LADO:
Acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 24/11/1939).

1940
AO LADO:
Atropelamento na estação (O Estado de S. Paulo, 19/2/1940).


ACIMA: Estação de Itaquera (Autor e data desconhecidos).

ACIMA: A estação depredada em 1958 - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER MAIS DETALHES. PARA LER A SEGUNDA PARTE, CLIQUE AQUI (Folha da Manhã, 4/5/1958).

ACIMA: Acidente em Itaquera em 1963 - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER TODA A REPORTAGEM (Diario Popular, 25/6/1963).

ACIMA: A estação em 1985 (Acervo Goo Nakaxhima).

ACIMA:
Plataforma de Itaquera, anos 1970 (Foto Mario Tadeu Leite).

ACIMA: Fotografia provavelmente tirada em 1987, quando de um passeio da locomotiva 353 da
Central do Brasil, a "Velha Senhora" passou pela estação de Itaquera, ainda em boa forma. Hoje
aí é o leito de uma avenida (Foto do site www.negociosemitaquera.com).

ACIMA: Grande desastre de 1987, no tempo ainda da CBTU - CLIQUE SOBRE A FIGURA
PARA VER A REPORTAGEM INTEIRA
(O Estado de S. Paulo, 18/2/1987).

ACIMA: A estação de Itaquera em dia de desastre em 1997 - CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VER A REPORTAGEM INTEIRA - /9O Estaro de S. Paulo, 13/3/1997).

ACIMA: Retirada dos trilhos do ramal, dois meses antes da abertura da avenida (O Estado de S. Paulo, 14/6/2004).

ACIMA: Inauguração da avenida sobre o antigo leito do ramal de São Paulo em Itaquera (O
Estado de S. Paulo, 18/9/2004).


(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Eduardo Nakashima; William Gimenez; Alberto del Bianco; Paulo Augusto Mendes; Mario Tadeu Leite; O Estado de S. Paulo, 1923, 1924, 1939 e 2004; Folha da Manhã, 1958; Correio Paulistano, 1912; __: 1929; www.negociosemitaquera.com; História de Itaquera, sem data; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Guias Levi, 1908-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)

     

A estação em 1926. Cessão Eduardo Nakashima

A estação em 1926. Foto cedida por Eduardo Nakashima

Estação de Itaquera, 1955. Foto cedida por William Gimenez

Plataforma da estação, anos 1970. Foto Alberto del Bianco

A estação nos anos 1980. Acervo Paulo Augusto Mendes

Em 1987, a "Velha Senhora", a 353 da EFCB, na plataforma da estação de Itaquera. Foto do livro "História de Itaquera"

No dia seguinte à desativação (28/05/2000), a estação fechada com tapumes. Foto Ralph M. Giesbrecht

No dia seguinte à desativação (28/05/2000), a estação fechada com tapumes. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 03/2003, já sem os trilhos. Foto Eduardo Nakashima

A estação em 02/2003, ainda com trilhos. Foto Eduardo Nakashima
   
     
Atualização: 14.01.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.