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L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
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Artur Alvim
Itaquera
Quinze de Novembro
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ram. S. Paulo EFCB-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2000
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E. F. do Norte (1875-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1994)
CPTM (1994-2000)
ITAQUERA (antiga SÃO MIGUEL)
Município de São Paulo, SP
Ramal de São Paulo - km 481,220   SP-0760
Altitude: 750 m   Inauguração: 06.11.1875
Uso atual: demolida em 2004   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1930 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cachoeira-Taubaté) e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ.
 

A ESTAÇÃO: Segundo os relatórios oficiais da EFCB, a estação foi inaugurada como São Miguel, em 1875, pela E. F. do Norte, pois essa era a vila mais próxima do local (embora Amália I. G. Lemos e Maria Cecília França, em seu livro sobre Itaquera, digam que a estação somente foi inaugurada em 1877, dois anos depois de a linha iniciar suas operações).

Em 1909, é certo que a estação já se chamava Itaquera.

Em 1930, o prédio que está lá até hoje foi aberto em substituição à estação mais antiga.

Em 1960, ampliaram-se as plataformas, e três anos depois foi colocado o terceiro trilho.

Em 1998, uma nova reforma trocou o tipo de cobertura das mesmas, estragada por sucessivas depredações.

Em 27/05/2000, a estação foi desativada, pois com a entrada de operações do trem do Expresso Leste da CPTM, a linha entre Artur Alvim e Guaianazes foi desativada, passando a correr mais para o sul com novas estações nesse trecho. Os trilhos foram então retirados e a estação foi abandonada.

Na madrugada de 4 de junho de 2004, a Prefeitura demoliu a estação, devido ao trajeto do prolongamento da avenida Radial Leste.

(veja também ITAQUERA-NOVA)

1912
ACIMA e AO LADO: Os dois recortes referem-se ao mesmo acidente na estação de Itaquera em 23 de julho. Na reportagem maior, CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA NA ÍNTEGRA (Correio Paulistano, 24 e 29/7/1912).

1923
AO LADO:
Descarrilamento em Itaquera (O Estado de S. Paulo, 8/5/1923).

ACIMA: Lotes à venda usando a proximidade da estação como pretexto (O Estado de S. Paulo,
18/10/1924).

1927
AO LADO:
A iluminação na estação praticamente não existia (O Estado de S. Paulo, 20/4/1927)

1929
AO LADO:
Fechamento (com cercas) da estação (O Estado de S. Paulo, 26/7/1929).

ACIMA: As reformas no prédio da estação em 1929 (Folha da Manhã, 4/8/1929).

1932
AO LADO:
Outro acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 28/1/1932).

1933
AO LADO:
População pede trem Itaquera-São Paulo (O Estado de S. Paulo, 28/4/1933).

1933
AO LADO:
Acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 30/4/1933).

1934
AO LADO:
Mais um acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 26/6/1934).

1939
AO LADO:
Acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 24/11/1939).

1940
AO LADO:
Atropelamento na estação (O Estado de S. Paulo, 19/2/1940).


ACIMA: Estação de Itaquera (Autor e data desconhecidos).

ACIMA: A estação depredada em 1958 - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER MAIS
DETALHES.
PARA LER A SEGUNDA PARTE, CLIQUE AQUI (Folha da Manhã, 4/5/1958).

ACIMA: A estação em 1985 (Acervo Goo Nakaxhima).

ACIMA:
Plataforma de Itaquera, anos 1970 (Foto Mario Tadeu Leite).

ACIMA: Fotografia provavelmente tirada em 1987, quando de um passeio da locomotiva 353 da
Central do Brasil, a "Velha Senhora" passou pela estação de Itaquera, ainda em boa forma. Hoje
aí é o leito de uma avenida (Foto do site www.negociosemitaquera.com).

ACIMA: Inauguração da avenida sobre o antigo leito do ramal de São Paulo em Itaquera (O
Estado de S. Paulo, 18/9/2004). ABAIXO: Retirada dos trilhos do ramal, dois meses antes da
abertura da avenida (O Estado de S. Paulo, 14/6/2004).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Eduardo Nakashima; William Gimenez;
Alberto del Bianco; Paulo Augusto Mendes; Mario Tadeu Leite; O Estado de S. Paulo,
1923, 1924, 1939 e 2004; Folha da Manhã, 1958; Correio Paulistano, 1912; __: 1929; www.negociosemitaquera.com; História de Itaquera, sem data; Max Vasconcellos: Vias
Brasileiras de Communicação, 1928; Guias Levi, 1908-80; Mapa - acervo R. M.
Giesbrecht)

     

A estação em 1926. Cessão Eduardo Nakashima

A estação em 1926. Foto cedida por Eduardo Nakashima

Estação de Itaquera, 1955. Foto cedida por William Gimenez

Plataforma da estação, anos 1970. Foto Alberto del Bianco

A estação nos anos 1980. Acervo Paulo Augusto Mendes

Em 1987, a "Velha Senhora", a 353 da EFCB, na plataforma da estação de Itaquera. Foto do livro "História de Itaquera"

No dia seguinte à desativação (28/05/2000), a estação fechada com tapumes. Foto Ralph M. Giesbrecht

No dia seguinte à desativação (28/05/2000), a estação fechada com tapumes. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 03/2003, já sem os trilhos. Foto Eduardo Nakashima

A estação em 02/2003, ainda com trilhos. Foto Eduardo Nakashima
   
     
Atualização: 26.08.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.