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Bocaina
Izar
Posto Rangel
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ramal de Bariri - 1950
IHGESP - 1928
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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C. E. F. do Dourado
(1911-1949)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1949-1966) |
IZAR
Município de Bocaina, SP |
Ramal de Bariri - km 57,082 (1929) |
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SP-2137 |
Altitude: 582,200 m |
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Inauguração: 07.1911 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1911 |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Bariri foi construído em 1910 pela E.F.Dourado, já em bitola
métrica, saindo de Trabiju e atingindo a cidade de Bariri, com 8 estações
e mais de 62 quilômetros. Em 1949, passou a integrar a rede da Cia.
Paulista, que comprou a Douradense. O ramal foi suprimido em 16/12/1966,
e os trilhos arrancados quase em seguida. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Izar foi inaugurada pela E. F. do Dourado em 1911, sete
meses depois da abertura da linha. Durante a construção
era chamada de Invernada, mas foi aberta com o nome definitivo.
Junto a esta estação havia uma casa de turma (Fonte:
Relatório E. F. Dourado, 1912).
Em 1949, passou a ser administrada pela Cia. Paulista. Foi desativada
com o ramal em 1966.
"Consegui identificar o local da antiga estação
de Izar graças à ajuda do gerente da empresa que administra aquela
área. No local predomina a cultura da cana de açúcar. Eu tive acesso
a um desenho que foi feito pela equipe de topografia da empresa onde
está o local da antiga estação, e pude verificar que ela era grande
(36 m x 8,5m x 5m de altura). Neste grande barracão eram armazenadas
sacas de café provenientes da produção das fazendas ao redor da estação.
O prédio foi demolido no final da década de 1980. Segundo o pessoal
da topografia da empresa onde um dia esteve a estação, existe um pequeno
marco de concreto que foi colocado no seu local, algum tempo depois
de sua demolição " (Julio Cesar Piesigilli, Jaú,
04/2006).
ACIMA: Notícia de 1929 dá conta
das dificuldades para se embarcar café na estação
de Izar (Folha da Manhã, 24/9/1929). |
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À esquerda, em 04/2006, pode-se notar no
meio do canavial baixo uma linha de plantas mais altas que faz
uma curva para a esquerda. Mais ou menos aí era o leito
da ferrovia. A estação ficava em algum ponto dessa
foto. Foto Julio Cesar Piesigilli |
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Atualização:
09.05.2017
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