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VXY Mogiana em MG
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Izar
Posto Rangel
Taboca
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Saída para o ramal de Jaudourado: Morais Barros
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ramal de Bariri - 1950

IHGESP - 1928
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2004
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C. E. F. do Dourado (1912-1949)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1949-1964)
POSTO RANGEL
Município de Bocaina, SP
Ramal de Bariri - km 63,160 (1929)   SP-0052
Altitude: 524 m   Inauguração: 01.05.1912
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1912 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Bariri foi construído em 1910 pela E. F. Dourado, já em bitola métrica, saindo de Trabiju e atingindo a cidade de Bariri, com 8 estações e mais de 62 quilômetros. Em 1949, passou a integrar a rede da Cia. Paulista, que comprou a Douradense. O ramal foi suprimido em 16/12/1966 e os trilhos arrancados quase em seguida.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Posto Rangel foi inaugurada como um posto telegráfico pela E. F. do Dourado em 1912, para ser o ponto de saída do ramal de Jaúdourado, aberto nesse ano. Em 1949, passou a ser administrada pela Cia. Paulista. Nessa estação havia um triângulo para manobras, e a estação ficava num de seus lados. Houve uma reforma total na estação de Posto Rangel em 1928 e 1929 compreendendo os prédios da estação e da casa do chefe. Também em foram completamente reformadas a estação e a casa do chefe. Foi desativada quando se fechou o ramal de Jaú-dourado, em 25 de agosto de 1964. "Apesar dos anos já passados, ainda nos recordamos de nossas viagens para Itapuí e Bocaina, das estações de Santa Eulália, Taboca, Posto Rangel, esta sempre muito movimentada, onde a parada era mais demorada, devido á baldeação, e onde os passageiros tinham saborosos pastéis e bom café para seu lanche, além de muitas frutas, sobretudo mangas e melancias ao tempo de cada uma". (Eugênio Gatto Netto, Histórias de Bariri, 1993) "O local da antiga Posto Rangel situa-se na estrada que liga a cidade de Bocaina à Estrada Jaú-Bariri. Não existe nenhum marco que identifica o local, apenas uma árvore que fica a beira da pista e um bambuzal, que remonta à época em que a estação ainda estava de pé. Realmente é um lugar muito bonito" (Julio Cesar Piesigilli, 04/2006).

ACIMA: O Posto Rangel em foto aérea, c. 1940. Ao contrário do que pode parecer nesta estação de entroncamento, o triângulo de não era a saída para Jaú, era apenas um mecanismo de reversão. A saída era a linha da esquerda da plataforma. A da direita (na foto) era para Bariri (Acervo Alberto del Bianco). ABAIXO: Fim da linha para Posto Rangel e o ramal para Jaudourado (O Estado de S. Paulo, 5/8/1964).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Julio Cesar Piesigilli; Coaraci Camargo; Alberto del Bianco; Eugênio Gatto Netto: Histórias de Bariri, 1993; O Estado de S. Paulo, 1964; Cia. Paulista: relatórios anuais, 1948-69; Cia. E. F. do Dourado: relatórios anuais, 1900-48; IHGESP, 1928; Mapas: acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Posto Rangel, croquis. Cedido por Alberto Del Bianco

Aqui ficava Posto Rangel. Foto Julio Cesar Piesigilli, em 04/2006
 
     
     
Atualização: 17.07.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.