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Izar
Posto Rangel
Taboca
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Saída para o ramal de Jaudourado: Morais
Barros
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ramal de Bariri - 1950
IHGESP - 1928
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2004
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C. E. F. do Dourado
(1912-1949)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1949-1964) |
POSTO
RANGEL
Município de Bocaina, SP |
Ramal de Bariri - km 63,160 (1929) |
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SP-0052 |
Altitude: 524 m |
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Inauguração: 01.05.1912 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1912 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Bariri foi construído em 1910 pela E. F. Dourado, já em bitola métrica,
saindo de Trabiju e atingindo a cidade de Bariri, com 8 estações e
mais de 62 quilômetros. Em 1949, passou a integrar a rede da Cia.
Paulista, que comprou a Douradense. O ramal foi suprimido em 16/12/1966
e os trilhos arrancados quase em seguida. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Posto Rangel foi inaugurada como um posto telegráfico pela
E. F. do Dourado em 1912, para ser o ponto de saída do ramal de
Jaúdourado, aberto nesse ano. Em 1949, passou a ser administrada
pela Cia. Paulista. Nessa estação havia um triângulo para manobras,
e a estação ficava num de seus lados. Houve uma reforma total na estação
de Posto Rangel em 1928 e 1929 compreendendo os prédios
da estação e da casa do chefe. Também em foram completamente reformadas
a estação e a casa do chefe. Foi desativada quando se fechou o ramal
de Jaú-dourado, em 25 de agosto de 1964. "Apesar dos anos
já passados, ainda nos recordamos de nossas viagens para Itapuí e
Bocaina, das estações de Santa Eulália, Taboca, Posto Rangel, esta
sempre muito movimentada, onde a parada era mais demorada, devido
á baldeação, e onde os passageiros tinham saborosos pastéis e bom
café para seu lanche, além de muitas frutas, sobretudo mangas e melancias
ao tempo de cada uma". (Eugênio Gatto Netto, Histórias de Bariri,
1993) "O local da antiga Posto Rangel situa-se na estrada
que liga a cidade de Bocaina à Estrada Jaú-Bariri. Não existe
nenhum marco que identifica o local, apenas uma árvore que
fica a beira da pista e um bambuzal, que remonta à época
em que a estação ainda estava de pé. Realmente é um lugar muito bonito"
(Julio Cesar Piesigilli, 04/2006).
ACIMA: O Posto Rangel em foto aérea, c. 1940.
Ao contrário do que pode parecer nesta estação
de entroncamento, o triângulo de não era a saída para Jaú, era apenas
um mecanismo de reversão. A saída era a linha da esquerda da
plataforma. A da direita (na foto) era para Bariri (Acervo Alberto
del Bianco). ABAIXO: Fim da linha para Posto Rangel e o ramal para
Jaudourado (O Estado de S. Paulo, 5/8/1964).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Julio
Cesar Piesigilli; Coaraci Camargo; Alberto del Bianco; Eugênio Gatto
Netto: Histórias de Bariri, 1993; O Estado de S. Paulo, 1964; Cia.
Paulista: relatórios anuais, 1948-69; Cia. E. F. do Dourado:
relatórios anuais, 1900-48; IHGESP, 1928; Mapas: acervo R.
M. Giesbrecht) |
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A estação de Posto Rangel, croquis. Cedido por
Alberto Del Bianco |
Aqui ficava Posto Rangel. Foto Julio Cesar Piesigilli, em 04/2006 |
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Atualização:
17.07.2016
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