A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Imp. Leopoldina
Parada Jaguaré
Universidade
...

ramal Jurubatuba - 1970
 
 
E. F. Sorocabana (1960-1971)
FEPASA (1971-1976)
JAGUARÉ (PARADA)
Município de São Paulo, SP
Ramal de Jurubatuba - km   SP-2158
    Inauguração: 1960
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolida)
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Jurubatuba foi construído entre 1952 e 1957 para encurtar a distância entre a Capital e Santos pela Sorocabana. Partindo da estação de Imperatriz Leopoldina, no tronco, a linha seguia até Evangelista de Souza, na Mairinque-Santos, no alto da serra, para dali descer para o porto. Transportando passageiros e cargas desde a abertura da linha em 1957, o ramal acabou por se tornar uma das linhas de subúrbio da Capital. Por volta de 1980 foi feita a duplicação da linha e a colocação da bitola mista, o que levou à demolição, por causa do óbvio alargamento do leito para comporatr duas linhas, de todas as estações originais que estavam no trecho entre Universidade e Jurubatuba, com a exceção desta última. Uma nova linha com novas estações foi entregue, agora com trens partindo de Osasco e não mais de Julio Prestes, mas somente em 2000 é que ficaram prontas todas as estações previstas para todo o trecho que hoje é atendido pelos TUES metropolitanos da CPTM. Até dezembro de 2001 o transporte de passageiros se resumia ao trecho entre Presidente Altino, no tronco, e Varginha, na entrada da área de mananciais. Nesse mês, o transporte foi suprimido para além de Jurubatuba. Daí até Evangelista a linha hoje está desativada até para cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: Na linha original do ramal de Jurubatuba da EFS, existiam, além das 11 estações, várias paradas não oficiais, em alguns casos provavelmente balões de ensaio para futuras estações do trecho. Jaguaré era uma delas, e tinha esse nome porque ficava junto à ponte do Jaguaré. Foi aberta em 1960, e desmanchada em 17/07/1976. "Era um estribo mesmo. Uma plataforma feita com dormentes e terra (com pedrisco em cima), sob a ponte, na curva da linha, como era a de Socorro e tantas outras. Depois puseram um piso de cimento e uma cobertura com estrutura de trilhos usados" (Coaraci Camargo, 08/2008). Em 1979, uma estação mais moderna foi aberta pela Fepasa, em local bastante próximo à antiga parada.
     
     
     
     
Atualização: 31.07.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.