|
|
...
(1913-1957)
Pacheco
Jaú-dourado
Jaú (tronco oeste)
...
ramal de Jaudourado-1950
IHGESP - 1928
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2004
...
|
|
|
|
|
C. E. F. do Dourado
(1913-1939) |
JAÚ-DOURADO
Município de Jaú, SP |
Ramal de Jaudourado - km 41,110
(1929) |
|
SP-1414 |
Altitude: 529 m |
|
Inauguração: 03.07.1913 |
Uso atual: demolida em 1957 |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1913 (já demolido) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Jaú-dourado foi inaugurado em 1913 pela E. F. Dourado, partindo
de Posto Rangel, no ramal de Bariri, também da Douradense, e chegando
à nova estação de Jaú-dourado, em Jaú, próxima à estação da Paulista.
Em 1949, a E. F. Dourado foi adquirida pela Paulista, que, em 1957,
demoliu a estação de Jaú-dourado e passou a utilizar a estação de
Jaú, desativada em 1941, para dar lugar à nova, como estação final
do ramal. O ramal funcionou até 25 de agosto de 1964, e foi o primeiro
dos ramais da Douradense a ser fechado. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
original de Jaúdourado foi inaugurada pela E. F.
do Dourado em 1913.
Em 1939, a estação foi finalmente ligada por cerca de
200 m de trilhos à estação de Jaú,
da Paulista (na época, ponta do ramal de Jaú).
Com a mudança, acrescentou-se mais 628 m de linha para a ligação.
Ao mesmo tempo, a Paulista e a Douradense transferiram a estação e
o final do ramal para a estação de Jaú-velha (inaugurada em
19/02/1887 pela Rioclarense, depois substituída nos anos 1910
por uma nova, que era igualzinha à de Piracicaba), que então
passou a ser término das linhas dos dois ramais. A estação
de Jaú já estava destinada a perder seu uso dois
anos mais tarde, pois uma nova estação para a cidade
estava sendo construída, na nova linha-tronco da Paulista que
se abriria também em 1941.
O prédio da Douradense foi demolido apenas em 1957 pela Paulista
(então dona da antiga E. F. Dourado desde 1949).
A estação que passou a abrigar também a linha da Douradense,
por sua vez, foi demolida em 1973, depois da desativação do ramal
de Jaudourado, em 1964.
(Veja também JAÚ e JAÚ-VELHA)
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR O LOCAL DA ANTIGA ESTAÇÃO
VISTO DO SATELITE
1939
AO LADO: Finalmente, a ligação Jaú CP-Jaú-CD (O Estado de
S. Paulo, 1/6/1939). |
|
|
1939
AO LADO: A estação
de Jaúdourado fechou (O Estado de S. Paulo, 6/6/1939).
|
ACIMA: A cidade de Jaú em 1950. A linha férrea que aparece é a que liga a estação de Jaú da Cia. Paulista (tronco oeste) à linha do ramal de Jaudourado e a linha de Jaudourado em si. A única estação que aparece (nos desvios junto a uma das curvas da linha, quase no centro do mapa) é a da Jaúdourado, que ainda teria tráfego até 1964. A estação do tronco oeste, inaugurada em 1941, não aparece no mapa, pois está fora dessa área da cidade, além do canto esquerdo interior do mapa, que a mostra com uma seta mostrando que por ali se vai a Dois Córregos (passando pela estação de 1941). A linha que segue para noroeste indica que segue para
Itapuí - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM MAIOR RESOLUÇÃO (IHG, 1950).
ACIMA: Pátio e estação de Jaúdourado com seus desvios (IHG, 1950). Aparece também no outro mapa nesta página, mais acima.
ACIMA: Fim da linha para Jau-Dourado e o
ramal para que saía de Posto Rangel (O Estado de S. Paulo,
5/8/1964).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Edson Castro; Alberto
del Bianco; O Estado de S. Paulo, 1939 e 1964; Cia. Paulista: relatórios
anuais, 1948-69; Cia. E. F. do Dourado: relatórios anuais,
1900-48; Mapas: acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A Jaú-dourado original, s/data, foto cedida por Alberto
Del Bianco |
A Jaú-Dourado original, s/data, foto cedida por Edson
Castro |
A Jaú-Dourado original, s/data, foto cedida por Edson
Castro |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
31.03.2021
|
|