A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
(1913-1957)
Pacheco
Jaú-dourado
Jaú (tronco oeste)
...

ramal de Jaudourado-1950

IHGESP - 1928
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2004
...

 
C. E. F. do Dourado (1913-1939)
JAÚ-DOURADO
Município de Jaú, SP
Ramal de Jaudourado - km 41,110 (1929)   SP-1414
Altitude: 529 m   Inauguração: 03.07.1913
Uso atual: demolida em 1957   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1913 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Jaú-dourado foi inaugurado em 1913 pela E. F. Dourado, partindo de Posto Rangel, no ramal de Bariri, também da Douradense, e chegando à nova estação de Jaú-dourado, em Jaú, próxima à estação da Paulista. Em 1949, a E. F. Dourado foi adquirida pela Paulista, que, em 1957, demoliu a estação de Jaú-dourado e passou a utilizar a estação de Jaú, desativada em 1941, para dar lugar à nova, como estação final do ramal. O ramal funcionou até 25 de agosto de 1964, e foi o primeiro dos ramais da Douradense a ser fechado.
 
A ESTAÇÃO: A estação original de Jaúdourado foi inaugurada pela E. F. do Dourado em 1913.

Em 1939, a estação foi finalmente ligada por cerca de 200 m de trilhos à estação de Jaú, da Paulista (na época, ponta do ramal de Jaú). Com a mudança, acrescentou-se mais 628 m de linha para a ligação. Ao mesmo tempo, a Paulista e a Douradense transferiram a estação e o final do ramal para a estação de Jaú-velha (inaugurada em 19/02/1887 pela Rioclarense, depois substituída nos anos 1910 por uma nova, que era igualzinha à de Piracicaba), que então passou a ser término das linhas dos dois ramais. A estação de Jaú já estava destinada a perder seu uso dois anos mais tarde, pois uma nova estação para a cidade estava sendo construída, na nova linha-tronco da Paulista que se abriria também em 1941.

O prédio da Douradense foi demolido apenas em 1957 pela Paulista (então dona da antiga E. F. Dourado desde 1949).

A estação que passou a abrigar também a linha da Douradense, por sua vez, foi demolida em 1973, depois da desativação do ramal de Jaudourado, em 1964.

(Veja também JAÚ e JAÚ-VELHA)

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR O LOCAL DA ANTIGA ESTAÇÃO VISTO DO SATELITE


1939
AO LADO:
Finalmente, a ligação Jaú CP-Jaú-CD (O Estado de S. Paulo, 1/6/1939).

1939
AO LADO:
A estação de Jaúdourado fechou (O Estado de S. Paulo, 6/6/1939).

ACIMA: A cidade de Jaú em 1950. A linha férrea que aparece é a que liga a estação de Jaú da Cia. Paulista (tronco oeste) à linha do ramal de Jaudourado e a linha de Jaudourado em si. A única estação que aparece (nos desvios junto a uma das curvas da linha, quase no centro do mapa) é a da Jaúdourado, que ainda teria tráfego até 1964. A estação do tronco oeste, inaugurada em 1941, não aparece no mapa, pois está fora dessa área da cidade, além do canto esquerdo interior do mapa, que a mostra com uma seta mostrando que por ali se vai a Dois Córregos (passando pela estação de 1941). A linha que segue para noroeste indica que segue para Itapuí - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM MAIOR RESOLUÇÃO (IHG, 1950).

ACIMA: Pátio e estação de Jaúdourado com seus desvios (IHG, 1950). Aparece também no outro mapa nesta página, mais acima.

ACIMA: Fim da linha para Jau-Dourado e o ramal para que saía de Posto Rangel (O Estado de S. Paulo, 5/8/1964).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Edson Castro; Alberto del Bianco; O Estado de S. Paulo, 1939 e 1964; Cia. Paulista: relatórios anuais, 1948-69; Cia. E. F. do Dourado: relatórios anuais, 1900-48; Mapas: acervo R. M. Giesbrecht)
     

A Jaú-dourado original, s/data, foto cedida por Alberto Del Bianco

A Jaú-Dourado original, s/data, foto cedida por Edson Castro

A Jaú-Dourado original, s/data, foto cedida por Edson Castro
     
     
Atualização: 31.03.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.