|
|
...
Jardim Belval
Jardim Silveira
Jandira
...
Tronco EFS-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2016
...
|
|
|
|
|
E. F. Sorocabana
(1951-1971)
FEPASA (1971-1994)
CPTM (1994-) |
JARDIM
SILVEIRA
Município de Barueri, SP |
Linha-tronco - km 31 |
|
SP-2173 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 1951 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1983 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana
foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875,
até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu
Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS
construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em
1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência.
Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo
paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival
Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas
pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa
da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando
a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho
inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno,
desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio.
Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado
por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco
até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban,
sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Jardim Silveira foi aberta em 1951 como "km 29".
Em 1961, ganhou, com festas, instalações mais amplas
e já era chamada de "parada do Jardim Silveira".
Sua plataforma parece ter sido coberta apenas em 1969, de acordo com
o que descreve o relatório da Sorocabana desse ano. Já nesse
ano, a estação era conhecida como Jardim Silveira. Entretanto,
na Fepasa, a quilometragem do Jardim Silveira passa a ser km
31.
O moderno prédio da estação, entregue em 11/03/1983, serve
hoje aos trens urbanos da CPTM.
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE
ACIMA:
Trem da CPTM na plataforma da estação (Foto Carlos Roberto
de Almeida, em 26/11/2016).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Carlos R. Almeida; William
Gimenez; Museu de Barueri; E. F. Sorocabana: relatórios anuais,
1940-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Inauguração da nova plataforma da parada de Jardim
Silveira, em 1961. Foto do Museu de Barueri |
Inauguração da nova parada de Jardim Silveira,
em 1961. Foto do Museu de Barueri
|
Plataforma da estação, anos 1990. Foto cedida
por William Gimenez |
A estação da CPTM, em 21/05/1998. Foto Ralph M.
Giesbrecht |
A estação em 14/8/2010. À frente da plataforma,
a avenida que liga Barueri a Jandira, antiga Estrada Velha de
Itu. Foto Carlos R. Almeida |
A estação em reforma em 2015. Foto Carlos R. Almeida |
|
|
|
|
Atualização:
20.01.2019
|
|