A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Jardim Belval
Jardim Silveira
Jandira
...

Tronco EFS-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2016
...
 
E. F. Sorocabana (1951-1971)
FEPASA (1971-1994)
CPTM (1994-)
JARDIM SILVEIRA
Município de Barueri, SP
Linha-tronco - km 31   SP-2173
Altitude: -   Inauguração: 1951
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1983
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Jardim Silveira foi aberta em 1951 como "km 29".

Em 1961, ganhou, com festas, instalações mais amplas e já era chamada de "parada do Jardim Silveira".

Sua plataforma parece ter sido coberta apenas em 1969, de acordo com o que descreve o relatório da Sorocabana desse ano. Já nesse ano, a estação era conhecida como Jardim Silveira. Entretanto, na Fepasa, a quilometragem do Jardim Silveira passa a ser km 31.

O moderno prédio da estação, entregue em 11/03/1983, serve hoje aos trens urbanos da CPTM.

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE

ACIMA: Trem da CPTM na plataforma da estação (Foto Carlos Roberto de Almeida, em 26/11/2016).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Carlos R. Almeida; William Gimenez; Museu de Barueri; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1940-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Inauguração da nova plataforma da parada de Jardim Silveira, em 1961. Foto do Museu de Barueri

Inauguração da nova parada de Jardim Silveira, em 1961. Foto do Museu de Barueri

Plataforma da estação, anos 1990. Foto cedida por William Gimenez

A estação da CPTM, em 21/05/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 14/8/2010. À frente da plataforma, a avenida que liga Barueri a Jandira, antiga Estrada Velha de Itu. Foto Carlos R. Almeida

A estação em reforma em 2015. Foto Carlos R. Almeida
     
Atualização: 01.12.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.