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Castilho
Junqueira
Jupiá
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Tronco NOB - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Noroeste do
Brasil (1937-1975)
RFFSA (1975-1996) |
JUNQUEIRA
Município de Castilho, SP |
Variante de Jupiá - km 168,667
(1937) Linha-tronco - km 449,667 (1949) |
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SP-1548 |
Altitude: 341 m |
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Inauguração: 10.07.1937 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolida) |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a
partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente
Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller,
em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná,
em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar
a Corumbá, na divisa com o Paraguai, anos depois. O trecho entre Araçatuba
e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada de
malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou a ser
parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava o ramal
de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da Refesa.
Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte
foi suprimido. Em 1996, a Refesa deu a concessão da linha para a Novoeste,
que transporta cargas até hoje. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Junqueira foi inaugurada em 1937, e era a última estação
antes da variante de Jupiá encontrar a antiga linha-tronco
vinda de Itapura.
Com a integração da variante à linha-tronco atual, em 1940, Junqueira
passou a ser a última estação antes de a linha cruzar a ponte sobre
o rio Paraná e entrar em Mato Grosso.
A estação já foi demolida.
Sobre a construção dessa ponte, veja o caixa abaixo, dw 1917
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A estação de Junqueira, ainda ativa, em outubro
de 1979. Foto José H. Bellorio |
A plataforma, o que restou em 2006. Foto Marcelo Faria de Freitas |
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Atualização:
27.06.2023
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