A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Castilho
Junqueira
Jupiá
...

Tronco NOB - 1935
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...

 
E. F. Noroeste do Brasil (1937-1975)
RFFSA (1975-1996)
JUNQUEIRA
Município de Castilho, SP
Variante de Jupiá - km 168,667 (1937) Linha-tronco - km 449,667 (1949)   SP-1548
Altitude: 341 m   Inauguração: 10.07.1937
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolida)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller, em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná, em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar a Corumbá, na divisa com o Paraguai, anos depois. O trecho entre Araçatuba e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada de malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou a ser parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava o ramal de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da Refesa. Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte foi suprimido. Em 1996, a Refesa deu a concessão da linha para a Novoeste, que transporta cargas até hoje.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Junqueira foi inaugurada em 1937, e era a última estação antes da variante de Jupiá encontrar a antiga linha-tronco vinda de Itapura.

Com a integração da variante à linha-tronco atual, em 1940, Junqueira passou a ser a última estação antes de a linha cruzar a ponte sobre o rio Paraná e entrar em Mato Grosso.

A estação já foi demolida.

Sobre a construção dessa ponte, veja o caixa abaixo, dw 1917
     

A estação de Junqueira, ainda ativa, em outubro de 1979. Foto José H. Bellorio

A plataforma, o que restou em 2006. Foto Marcelo Faria de Freitas
 
     
     
Atualização: 27.06.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.