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Moraes Salles
Júlio Tavares
Alfa
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IBGE-1935
IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1904-1971)
FEPASA (1971-1998) |
JULIO
TAVARES
Município de Tapiratiba, SP |
Ramal de Guaxupé - km 30,683 (1938) |
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SP-2183 |
Altitude: 787 m |
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Inauguração: 01.04.1904 |
Uso atual: em pé; uso desconhecido (2022) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Em 1903,
a Mogiana iniciou as operações do ramal de Guaxupé, que saía da estação
de Ribeiro do Valle, no ramal de Mococa, e seguia até Guaxupé, pouco
após a divisa do Estado de Minas Gerais. Com a extinção do trecho
final do ramal de Mococa que ia desde Ribeiro do Valle até Canoas,
em 7/11/1966, o ramal de Guaxupé passou a ser o trecho que seguia
de Casa Branca até Guaxupé, desaparecendo o outro ramal. O trecho
entre Casa Branca e Guaxupé funcionou para trens de passageiros
e de carga até 1977, quando a queda de uma ponte entre S. J. Rio Pardo
e Ribeiro do Valle interditaram definitivamente a linha. Em 1986 o
trecho entre Casa Branca e S. J. Rio Pardo foi reativado por um curtíssimo
espaço de tempo. Por volta de 1992 os trilhos foram retirados. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Júlio Tavares foi inaugurada em 1904. Logo em 1909, "foi
creado por decreto (de hontem) o lugar de guarda fiscal na estação
de Julio Tavares, subordinado à colectoria de rendas estaduaes de São José
do Rio Pardo" (O Estado de S. Paulo, 1/10/1909).
O provável motivo de haver ali um fiscal foi sua localização junto à fronteira paulista-mineira.
O nome da estação parece ter sido dada a um advogado de Muzambinho em 1898, cidade mineira próxima à estação, Julio Cesar Tavares Paes.
Não se tem notícias da data da desativação da estação,
mas os trens de passageiros (e mesmo cargueiros) deixaram de passar por lá em janeiro de 1977.
Em
1986, estava alugada para a Fazenda Santa Oziria (*RIF/F-1986).
Em cerca de 1992, a linha foi retirada. Não estive no local, mas informações
de pessoas do arquivo de Ribeirão Preto (21/07/2000) diziam
que o prédio ainda existia, abandonado e servindo de depósito, inclusive
para tratores, vistos no local.
"Lá por 1986, a linha entre São José do Rio
Pardo e Guaxupé estava perfeita, sem mato, sem nada. Íamos muito à
fazenda da Barra, perto
da qual ficava a estação de Júlio Tavares, e sempre andávamos pelos
trilhos. Lembro-me que quando a Fepasa reativou a linha em 1986, colocou
uma placa de divisa de estado a uns 200 metros da estação, na linha.
Júlio Tavares, desde que me conheço por gente, sempre foi depósito
de fazenda, o prédio sempre cheio de morcegos, não me lembro de ter
visto alguém lá que trabalhasse para a Fepasa. Só as estações de Guaxupé
e de São José do Rio Pardo é que ainda mantinham funcionários, mesmo
quando o trem passava muito pouco por elas, durante os anos 1980"
(Rômulo Favaro, 01/2003).
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1904
AO LADO: Inauguração da estação
(O Estado de S. Paulo, 30/3/1904).
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ACIMA: A estação de Julio Tavares
e sua localização no meio do mapa acima em 1939 (CLIQUE
SOBRE O MAPA PARA VER A ÁREA AMPLIADA) (Arquivo Publico Mineiro).
ACIMA: Esquema do pátio de Julio Tavares em
novembro de 1968 (Clique sobre a figura para ter maiores informações) (Acervo Museu da Companhia Paulista, Jundiaí, SP - Reprodução
Caio Bourg).
ACIMA: Antiga casa de turma da estação
de Júlio Tavares. É hoje moradia (Foto Nilson Rodrigues
em fevereiro de 2010).
ACIMA: A estação de Julio Tavares, ainda no meio rural em 2022 (Foto Marcos Alexandre em 1ª/5/2022).
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TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1904 a 1977. Na foto à esquerda, o trem do ramal está
chegando em Itobi em 1972. Clique sobre a foto para ver mais
detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1948 e em
1968 (Guias Levi). |
(Fontes: Nilson Rodrigues; Rômulo Favaro; Caio Bourg;
Arquivo Publico Mineiro; Arquivo Municipal de Ribeirão Preto;
Museu da Cia. Paulista, Jundiaí; O Estado de S. Paulo, 1904,
1909; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas,
1986; Cia. Mogiana: relatórios oficiais, 1900-69; IBGE, 1960;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 1986. Foto do Relatório de
Instalações Fixas da Fepasa desse ano |
A estação em 1986. Foto do Relatório de
Instalações Fixas da Fepasa desse ano |
A estação de Júlio Tavares em 2/2010. Foto
Nilson Rodrigues |
A estação de Júlio Tavares em 2/2010. Foto
Nilson Rodrigues |
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Atualização:
02.05.2022
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