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Santa Eliza
Luiz Antonio
Gironda
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ramal de Jataí - 1935
IBGE-1955
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2015
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1910-1961) |
LUIZ
ANTONIO (antiga JATAHY)
Município de Luiz Antonio, SP |
Ramal de Jataí - km 22,231
(1938) |
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SP-2276 |
Altitude: 638 m |
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Inauguração: 15.11.1910 |
Uso atual: depósito da Prefeitura (2015) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1910 |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Jataí foi construído entre 1910 e 1913, como uma variante
da linha-tronco da Mogiana, entre as estações de São Simão e de Ribeirão
Preto, pelo seu lado oeste, como uma linha de defesa de zona contra
a Cia. Paulista. Durante a sua construção, em 1911, as duas empresas
chegaram a um acordo e o ramal acabou servindo agora para transbordo
de mercadorias e passageiros, através de um novo ramal, de Monteiros
a Guatapará, construído em 1914. Em 1961, o trecho entre São Simão
e Monteiros foi desativado, e o ramal de Monteiros foi unido ao trecho
até Ribeirão Preto formando o ramal de Guatapará. Em 1976, foi fechado
definitivamente e os trilhos retirados dentro de Ribeirão no mesmo
ano, e o restante até 1979. |
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A ESTAÇÃO: A estação,
inaugurada em 1910, originalmente se chamava Jatahy, nome que
deu origem ao ramal, e teve seu nome alterado em 01/04/1939 (ato
1.052, de 7/2/1939). A Fazenda Jatahy, que deu o
nome à estação e depois à cidade, ainda existe hoje. Outra fonte mais
recente da própria Mogiana cita a data de 18/07/1910 para a inauguração
da estação.
Jatahy foi ponta de linha do ramal durante alguns meses, até a
inauguração das estações seguintes, em junho de 1911.
Luiz Antonio é município desde 1960, e seu nome atual deriva
do nome do dono da Fazenda Jatahy. O nome atual foi
dado à estação em 1939 (ver caixa abaixo).
A estação, depois da desativação do ramal, em 1961, foi transformada
em agência rodo-ferroviária (*RM-1961), mas, um ano depois,
foi desativada de vez (*RM-1962).
Mais tarde, serviu de escola, e, hoje, serve de almoxarifado para
a Prefeitura Municipal. Está muito descaracterizada, mal-cuidada e
murada. A seu lado, em terreno aberto, um prediozinho típico da Mogiana,
provavelmente a casa do chefe da estação, hoje favelizado. Ficavam
praticamente no centro da cidade.
Este prediozinho não encontrei mais quando visitei a cidade
pela segunda vez em 2015. A ex-estação sim: igual, do
mesmo jeito, mesmo uso.
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1931
AO LADO: Pedido o restabelecimento do trem misto (O Estado
de S. Paulo, 6/1/1931).
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1939
AO LADO: Anúncio da mudança de nome da estação
(O Estado de S. Paulo, 26/3/1939).
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1940
AO LADO: 14 meses depois o distrito policial assume o nome da estação
(O Estado de S. Paulo, 8/5/1940). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
O Estado de S. Paulo, 1931 e 1939) |
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A antiga estação, em 24/06/1999. Foto Ralph M.
Giesbrecht |
A velha casinha ao lado da estação, em 24/06/1999.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A antiga estação, em 24/06/1999. Foto Ralph M.
Giesbrecht |
A estação pouco mudou em 17 anos: esta foto foi
tirada por mim (novamente) em 24/5/2015 |
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Atualização:
04.10.2018
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