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Bifurcação
Manuel Amaro
Alvarenga
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Ramal de Cravinhos-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2015
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1910-1956) |
MANUEL
AMARO
Município de Cravinhos, SP |
Ramal de Cravinhos - km 14,831 |
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SP-2304 |
Altitude: - |
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Inauguração: 01.06.1910 |
Uso atual: moradia (2015) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1910 |
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HISTORICO DA LINHA: Antes da Mogiana adquirir a linha, existia A E. F. Vicinal de Ribeirão Preto, que funcionou de 1898/99 até a venda para a Cia. Mogiana. O ramal de
Cravinhos - nome dado pela Mogiana, quando o comprou no final de 1909 - teve o nome derivado do fato que o ramal estava situado
todo ele dentro desse município, na época de sua inauguração em 1910.
Todas as estações do ramal foram abertas pela Mogiana: A estação que a EFVRP tinha, Nogueira, terminal do ramal, não foi aproveitada. Em 1914, o ramal foi prolongado até o distrito de Serrinha - hoje município
de Serrana - que se tornou o ponto final deste curto ramal de bitola
60 cm. Da estação de Bifurcação, saía um ramal mais curto, de quase
16 km, o ramal de Jandaia. O ramal de Cravinhos, já bastante deficitário
então, foi desativado em 1956 pela Mogiana e teve os trilhos arrancados
logo depois, principalmente pelo fato de seus trilhos estarem atrapalhando
a construção da via Anhanguera, naquele trecho, que então estava em
obras para sua abertura até Ribeirão Preto. Das estações, todas sobreviveram,
exceto a terminal de Serrana. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Manuel Amaro foi inaugurada pela Mogiana em 1910, de acordo
com seus relatórios, tendo sido projetada pela E. F. Vicinal
de Ribeirão Preto, ferrovia particular que operou
a linha antes desta ser comprada pela Mogiana.
Curiosamente, o anúncio
publicado nos jornais de Ribeirão Preto em 31 de maio
de 1910 anunciava a inauguração das estações
de Bifurcação, Alvarenga, Arantes
e Fagundes, mas não citava a de Manuel Amaro.
Esta ficava na fazenda Posse da Figueira, em terras cedidas
pelo sr. Manuel Amaro, daí o nome da estação.
Foi desativada em 1956, juntamente com todo o ramal (*RM-1956).
A estação ainda estava lá quando visitei o local em 1999, podendo ser vista ao lado oeste da rodovia
Cravinhos-Serrana, a uns cem metros desta, junto a um
pesqueiro.
"Bela estação, surpreendentemente ainda original.
Um funcionário da propriedade afirmou que irá ser restaurada. Tem
muita estação com trilhos que está bem pior... Belíssimo conjunto
estação-caixa-dágua-casa de ferroviários... Uma jóia perdida no campo!"
(Rodrigo Cabredo, 09/2006).
Estive lá outra vez em maio de 2015,
depois de muitos anos. Estava magnífica.
Uma fotografia de 1/6/2023 mostra a estação ainda em excelente estado (Foto: J. Vignoli).
(ACIMA: A estação em 1/6/2023, vista um pouco mais de longe (Foto José Vignoli).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 1999 e 2015;
José Vignoli, 2023; Luciano Della Nina, 2014; Alberto del Bianco; Rodrigo Cabredo; Henrique
Ravasi; Cia. Mogiana: Relatórios anuais, 1900-69; Diário
da Manhã, Ribeirão Preto, 1910; F. Gomes: Cravinhos-Histórico,
Geographico, Commercial e Agricola, 1922; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Em 28/12/1999, a estação fechada, ao lado do pesqueiro.
Foto Ralph Mennucci Giesbrecht |
Em 28/12/1999, a estação fechada, ao lado do pesqueiro.
Foto Ralph Mennucci Giesbrecht |
A estação em 2006. Foto Rodrigo Cabredo |
A estação em 04/2009. Foto Henrique Ravasi |
A estação em 2014. Foto Luciano Della Nina |
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Atualização:
05.06.2023
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