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VXY Mogiana em MG
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Vila Mariana
Matadouro
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2019
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Cia. Carris de Ferro de Santo Amaro (1885-1900)
Light and Power (1900-?)
MATADOURO
Município de São Paulo, SP
Ramal do Matadouro - km   SP-4780
Altitude: -   Inauguração: 28.11.1886
Uso atual (do Matadouro): Cinemateca Brasileira (2020)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1886
 
 
HISTORICO DA LINHA:
 
A ESTAÇÃO: A estação do Matadouro, na Vila Mariana, em São Paulo, foi inaugurada em 1886. O local situava-se no atual largo Senador Raul Cardoso, entre as ruas Sena Madureira e Tangará (o prédio ainda existe, com outro uso).

Não sei se existiu algum prédio próprio para uso de passageiros, ou uma simples plataforma, junto ao prédio do Matadouro. Embora transportasse pessoas, de acordo com os horários divulgados, o motivo para a existência do Matadouro era o recebimento de animais para abate e transporte de carne para diferentes pontos da cidade.

Em 1890, o Tramway pretendia estender a linha de Matadouro ao bairro de Pinheiros, que fica âs margens do Tietê. 97 anos mais tarde (1987), o prefeito Jânio Quadros sugeriu uma linha férrea entre a Vila Mariana e Pinheiros, mas esta também nunca foi construída.

Mais tarde, o prédio do Matadouro foi desativado, depois restaurado e finalmente tornou-se a sede da Cinemateca Brasileira.


ACIMA: Inauguração do ramal do Matadouro em 1886 (A Provincia de S. Paulo, 28/11/2886).
1893
AO LADO:
Em maio de 1893, o Tramway isuspendeu o tráfego de trens de passageiros na ferrovia alegando enormes prejuízos, mas mantece os trens de carne e gado para o Matadouro. A paralização seria suspensa mais tarde (O Estado de S. Paulo, 10/7/1893).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; O Estado de S. Paulo, 1886); Waldemar Stiehl: História dos Bondes em São Paulo, 1978)
     

 
     
Atualização: 15.05.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.