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VXY Mogiana em MG
...
(1899-1955)
Silvânia
Matão
Pimenta Bueno
...
(1955-)
Silvânia
Matão
Dobrada-nova
...

Tronco EFA-1970

IBGE-1960
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2003
...
 
E. F. Araraquara (1901-1971)
FEPASA (1971-1998)
MATÃO
Município de Matão, SP
Linha-tronco - km 41,151 (1938)
Linha tronco (bitola larga) - km 43,000 (1960)
  SP-2349
Altitude: 551 m   Inauguração: 25.03.1899
Uso atual: abandonada (2015)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido o primeiro trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas financeiros, a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente em 1933, depois de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada até Mirassol, e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando a Presidente Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná. Em 1955, completou-se a ampliação da bitola do tronco para 1,60m, totalmente pronta no início dos anos 60. Em 1971 a empresa foi englobada pela Fepasa. Trens de passageiros, nos últimos anos somente até São José do Rio Preto, circularam até março de 2001, quando foram suprimidos.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Matão foi inaugurada em 1899.

Na retificação da linha nos anos 1950, a estação permaneceu no mesmo local. A linha construída nesta época com bitola larga não alterou seu curso desde Araraquara até a estação de Matão, mas a partir desta, passou a seguir por outro leito até a estação de Santa Ernestina.

Matão tem uma bonita estação, provavelmente dos anos 1910 ou 1920.

"Ninguém mora na estação, que ainda conserva as portinholas de madeira de lei trabalhada à mão nos guichês. A estação está aberta, à mercê dos atos de quem passa por ela" (Douglas Razaboni, 01/2005).

Em julho de 2007, a construção de um túnel ao lado da estação ainda abandonada acabou com boa parte do antigo pátio ferroviário e comprometeu o futuro do velho prédio, "lacrado" com tijolos onde havia janelas e portas para proteger-se dos mendigos. Uma
lástima
.

Em 2015, a ex-estação estava completamente abandonada e semi-destruída.


1895
AO LADO:
O nome "Mattão", visto por autor de um texto na época, A. de Medeiros: "De Araraquara ao Ribeirãozinho (II)" - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA LER TODA A MATÉRIA (O Estado de S. Paulo, 27/10/1895).

1899
AO LADO:
O trecho até Matão previsto para fevereiro (O Estado de S. Paulo, 15/01/1899).

1899
AO LADO:
A estação estava em construção (O Estado de S. Paulo, 22/2/1899).

1900
AO LADO:
Ponte liga a estação de Matão à vila (O Estado de S. Paulo, 21/01/1900).

1900
AO LADO:
Reclamação de usuário da EFA no jornal por causa de atraso de carga despachada (O Estado de S. Paulo, 20/10/1900).

ACIMA: Em 1912, a estação de Matão (revista Illustração Paulista, 1912).

1927
AO LADO:
Os serviços de telegrafo da estação andavam ruins (O Estado de S. Paulo, 4/5/1927).

1939
AO LADO:
A EFA compra mais terrenos em Matão, possivelmente para o alargamento da bitola da linha (O Estado de S. Paulo, 11/2/1939).

ACIMA: Em 1988, a cidade de Matão pedia a volta das litorinas que chegaram a trafegar pela linha havia algum tempo. Não conseguiu nada (O Estado de S. Paulo, 16/2/1988).

1996
AO LADO:
Bilhete da Fepasa da última viagem feita de Matão a Araraquara por Amarildo Cristiano Néri, em 15/12/1996 (Cessão A. C. Neri, 07/2009).

ACIMA: Em julho de 2007, o velho prédio, ainda abandonado, é ameaçado pela construção de um túnel sob a linha, a seu lado. A plataforma já foi cortada. A estação continua um caco. Não há respeito pela história em Matão (Foto Amarildo Cristiano Neri).

ACIMA: Fotos do armazem de Matão, em março de 2009 (Fotos Rafael Corrêa).

ACIMA: Provável amurada de saída de antigo desvio, junto à estação, em 2013. O símbolo da EFA é dos primórdios da ferrovia (Foto Ricardo Koracsony, 03/2013).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Ricardo Koracsony
; Silvio Rizzo; Amarildo Cristiano Neri; Rafael Corrêa; Douglas Razaboni; Ettore M. Gaspar; José Figueira; Paulo Filomeno; Edson Castro; Hermes H. Hinuy; Henrique Aparecido; O Estado de S. Paulo, 1900; Memórias do Comércio de Matão; EFA: Listagem oficial de estações, 1938; EFA: Relatórios anuais, 1930-60; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; IBGE, 1956; Mapas - acervo Ralph M. Giesbrecht)
     

A estação, a original, foto sem data. Extraída do livro Memórias do Comércio de Matão

A estação, sem data. Foto cedida por Ettore M. Gaspar, do acervo de José Figueira

A estação em 28/01/1980. Foto Paulo Filomeno

A estação, anos 1990. Foto Edson Castro

A estação de Matão em 16/09/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação de Matão em 16/09/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht

Plataforma da estação de Matão em 16/09/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht

Detalhe da estação, em 16/09/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht

Estação de Matão em 26/04/2001. Foto Hermes Y. Hinuy

A estação de Matão, no abandono, em 01/2005. Foto Douglas Razaboni

A estação em 10/2007, pintada por fora. Foto Henrique Aparecido

A estação em 03/2009. Foto Rafael Corrêa

A estação em 1/9/2015. Foto Silvio Rizzo

A estação em 1/9/2015. Foto Silvio Rizzo
 
     
Atualização: 11.01.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.