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E. F. Araraquara
(1901-1971)
FEPASA (1971-1998) |
MATÃO
Município de Matão, SP |
Linha-tronco - km 41,151 (1938)
Linha tronco (bitola larga) - km 43,000 (1960) |
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SP-2349 |
Altitude: 551 m |
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Inauguração: 25.03.1899 |
Uso atual: abandonada (2015) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido
o primeiro trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas
financeiros, a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente
em 1933, depois de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada
até Mirassol, e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando
a Presidente Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná.
Em 1955, completou-se a ampliação da bitola do tronco para 1,60m,
totalmente pronta no início dos anos 60. Em 1971 a empresa foi englobada
pela Fepasa. Trens de passageiros, nos últimos anos somente
até São José do Rio Preto, circularam até março
de 2001, quando foram suprimidos. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Matão foi inaugurada em 1899.
Na retificação da linha nos anos 1950, a estação permaneceu no mesmo local. A linha construída nesta época com
bitola larga não alterou seu curso desde Araraquara até a estação
de Matão, mas a partir desta, passou a seguir por outro
leito até a estação de Santa Ernestina.
Matão tem uma bonita estação,
provavelmente dos anos 1910 ou 1920.
"Ninguém mora
na estação, que ainda conserva as portinholas de madeira
de lei trabalhada à mão nos guichês.
A estação está aberta, à mercê dos
atos de quem passa por ela" (Douglas
Razaboni, 01/2005).
Em julho de 2007, a construção
de um túnel ao lado da estação ainda abandonada
acabou com boa parte do antigo pátio ferroviário e comprometeu
o futuro do velho prédio, "lacrado" com tijolos onde
havia janelas e portas para proteger-se dos mendigos. Uma
lástima.
Em 2015, a ex-estação estava completamente
abandonada e semi-destruída.
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1895
AO LADO: O nome "Mattão", visto por autor de um texto na época, A. de Medeiros: "De Araraquara ao Ribeirãozinho (II)" - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA LER TODA A MATÉRIA (O Estado de S. Paulo, 27/10/1895). |
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1899
AO LADO: O trecho até Matão previsto para fevereiro (O Estado de S. Paulo, 15/01/1899). |
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1899
AO LADO: A estação estava em construção (O Estado de S. Paulo, 22/2/1899). |
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1900
AO LADO: Ponte liga a estação de Matão à vila (O Estado de S. Paulo, 21/01/1900). |
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1900
AO LADO: Reclamação de
usuário da EFA no jornal por causa de atraso de carga
despachada (O Estado de S. Paulo, 20/10/1900). |
ACIMA: Em 1912, a estação de Matão (revista Illustração Paulista, 1912).
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1927
AO LADO: Os serviços de telegrafo da estação andavam ruins (O Estado de S. Paulo,
4/5/1927). |
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1939
AO LADO: A EFA compra mais terrenos em Matão, possivelmente
para o alargamento da bitola da linha (O Estado de S. Paulo,
11/2/1939).
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ACIMA: Em 1988, a cidade de Matão pedia a volta das litorinas que chegaram a trafegar pela linha havia algum tempo. Não conseguiu nada (O Estado de S. Paulo, 16/2/1988).
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1996
AO LADO: Bilhete da Fepasa da última
viagem feita de Matão a Araraquara por Amarildo Cristiano
Néri, em 15/12/1996 (Cessão A. C. Neri, 07/2009). |
ACIMA: Em julho de 2007, o velho prédio,
ainda abandonado, é ameaçado pela construção
de um túnel sob a linha, a seu lado. A plataforma já
foi cortada. A estação continua um caco. Não
há respeito pela história em Matão (Foto Amarildo
Cristiano Neri).
ACIMA: Fotos do armazem de Matão, em março
de 2009 (Fotos Rafael Corrêa).
ACIMA: Provável amurada de saída de
antigo desvio, junto à estação, em 2013. O símbolo
da EFA é dos primórdios da ferrovia (Foto Ricardo
Koracsony, 03/2013).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Ricardo Koracsony;
Silvio Rizzo; Amarildo Cristiano Neri; Rafael Corrêa; Douglas
Razaboni; Ettore M. Gaspar; José Figueira; Paulo Filomeno; Edson Castro;
Hermes H. Hinuy; Henrique Aparecido; O Estado
de S. Paulo, 1900; Memórias do Comércio de Matão;
EFA: Listagem oficial de estações, 1938; EFA: Relatórios
anuais, 1930-60; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
IBGE, 1956; Mapas - acervo Ralph M. Giesbrecht) |
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A estação, a original, foto sem data. Extraída
do livro Memórias do Comércio de Matão |
A estação, sem data. Foto cedida por Ettore M.
Gaspar, do acervo de José Figueira |
A estação em 28/01/1980. Foto Paulo Filomeno |
A estação, anos 1990. Foto Edson Castro |
A estação de Matão em 16/09/2000. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
A estação de Matão em 16/09/2000. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
Plataforma da estação de Matão em 16/09/2000.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
Detalhe da estação, em 16/09/2000. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
Estação de Matão em 26/04/2001. Foto Hermes
Y. Hinuy |
A estação de Matão, no abandono, em 01/2005.
Foto Douglas Razaboni |
A estação em 10/2007, pintada por fora. Foto Henrique
Aparecido |
A estação em 03/2009. Foto Rafael Corrêa |
A estação em 1/9/2015. Foto Silvio Rizzo |
A estação em 1/9/2015. Foto Silvio Rizzo |
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Atualização:
11.01.2023
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