A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Gonzaga de Campos
Mirassol
Bálsamo
...

Tronco EFA-1970

IGG-SP-1945
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Araraquara (1933-1971)
FEPASA (1971-1998)
MIRASSOL
Município de Mirassol, SP
Linha-tronco - km 218,728 (1960)   SP-2416
Altitude: 566 m   Inauguração: 04.03.1933
Uso atual: floricultura (2009)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: anos 1960?
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido o primeiro trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas financeiros, a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente em 1933, depois de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada até Mirassol, e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando a Presidente Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná. Em 1955, completou-se a ampliação da bitola do tronco para 1,60m, totalmente pronta no início dos anos 1960. Em 1971 a empresa foi englobada pela Fepasa. Trens de passageiros, nos últimos anos somente até São José do Rio Preto, circularam até março de 2001, quando foram suprimidos.
 
A ESTAÇÃO: Depois de ficar parada durante 21 anos em São José do Rio Preto, a EFA prolongou em 1933 a linha até Mirassol, onde

ACIMA: (esquerda) Armazém da estação, típico da EFA dos anos 1930 e posteriores. Em julho de 2010, servindo como depósito de material reciclável, pegou fogo, destruindo-o totalmente e deixando somente as paredes em pé. (direita) bela casa de turma ferroviária junto ao pátio da estação (Fotos Rafael Corrêa, março de 2009). ABAIXO: O trem da E. F. A. na inauguração da estação em 1933 (Autor desconhecido).
ficou por mais oito anos. No dia da inauguração da linha de São José do Rio Preto a Mirassol (4 de março de 1933), a estação ainda não existia. Nesse dia, sob palmas dos convidados, o representante do governador, Sr. Luiz Silveira, apenas colocou a pedra fundamental do prédio. Fora isso, o armazém estava em construção (Folha da Manhã, 7/3/1934). Quando terá ficado pronta a estação? Um ano ou seis meses depois? Somente em 1941 a linha foi
ACIMA: A estação em atividade provavelmente nos anos 1950 (Autor desconhecido). ABAIXO: Placa na estação (Foto Silvio Rizzo, 3/3/2015).

prolongada até Bálsamo. O prédio da estação de 1933 seria o mesmo prédio de hoje, modificado nos anos 1940 ou, talvez, nos anos 1950 quando do



AO LADO: A população reclamava quanto à situação da estação de Mirassol em março de 1962 (reproduzida ao lado). Em agosto, outra reportagem no mesmo jornal mostrava que nada havia sido feito (Folha de S. Paulo, 28/3/1962 e 11/8/1962).

alargamento da bitola da EFA? Ou seria um novo prédio até em local diferente por causa de possíveis retificações de linha causadas pelo próprio rebitolamento da linha? hoje está fechada. Em parte dela funcionava uma floricultura em 2009. O armazém havia pegado fogo.




AO LADO: A população reclamava dos horários de trens em Mirassol em 1962 (Folha de S. Paulo, 12/4/1962).


ACIMA: Hall de entrada da estação no estaco lamentável em que se encontra hoje (Foto Silvio Rizzo, 3/3/2015).
(Fontes: Amarildo Cristiano Neri; Silvio Rizzo; Rafael Corrêa; Alberto del Bianco; Hermes H. Hinuy; Folha da Manhã, 1934; Folha de S. Paulo, 1962; http://atividadesolar.com; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapas - acervo Ralph M. Giesbrecht)
     

A estação logo depois de pronta em 1933 ou 34. Será o mesmo prédio de hoje que foi modificado? http://atividadesolar.com

Armazém da estação, provavelmente anos 1970. Foto Alberto Del Bianco

A estação, em 12/04/2001. Foto Hermes Y. Hinuy

Fachada da estação em 19/2/2009. Foto Amarildo Cristiano Neri

Fachada da estação em 19/2/2009. Foto Amarildo Cristiano Neri

A estação em 03/2009. Foto Rafael Corrêa

A ex-estação em 3/3/2015. Foto Silvio Rizzo
   
     
Atualização: 21.03.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.