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Mirassol
Bálsamo
Engenheiro Balduíno
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Tronco EFA-1970
IGG-SP-1945
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Araraquara
(1941-1971)
FEPASA (1971-1998) |
BÁLSAMO
Município de Bálsamo, SP |
Linha-tronco - km 231,686 (1960) |
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SP-0879 |
Altitude: 544 m |
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Inauguração: 01.03.1941 |
Uso atual: aparentemente moradia (2016) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido o primeiro
trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas financeiros,
a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente em 1933, depois
de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada até Mirassol,
e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando a Presidente
Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná. Em 1955, completou-se
a ampliação da bitola do tronco para 1,60m, totalmente pronta no início
dos anos 60. Em 1971 a empresa foi englobada pela Fepasa. Trens de
passageiros, nos últimos anos somente até São
José do Rio Preto, circularam até março de 2001, quando
foram suprimidos. |
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A ESTAÇÃO: "No distrito
de Bálsamo, município de Mirassol, estação
do prolongamento da E. F. Araraquara em demanda a Porto Taboado -
foi localizada a primeira estação do prolongamento.
O leito já está todo preparado no primeiro trecho do
prolongamento e recebe agora os últimos trilhos. No empedramento
da linha trabalham grandes turmas de operários. Está
sendo montada também e provisoriamente uma estação
de madeira feita de peças de armar. Oportunamente, Bálsamo
terá sua estação definitiva" (Folha
da Manhã, 29/9/1940).
A estação de Bálsamo foi realmente aberta
seis meses depois, já em 1941, como ponta de linha da EFA.
O prédio era um galpão de madeira, efetivamente substituído
mais tarde por outro prédio de alvenaria.
Em 1986, já lhe faltavam telhas na cobertura e a própria
Fepasa recomendava sua demolição. Nessa época, a estação já havia sido desativada.
Porém, em 2016, ela ainda
estava de pé; ficava afastada do centro, em um lugar alto.
Estava ocupada por um homem que aparentemente beneficiava ali produtos
agrícolas. Curioso o prédio ter um pé-direito
tão alto.
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1940
À ESQUERDA: A estação não poderia se chamar Balsamo... mas chamar-se-ia assim mesmo! (O Estado de
S. Paulo, 25/7/1940). |
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1940
À ESQUERDA: Começava a construção! (O Estado de
S. Paulo, 6/8/1940). |
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1940
À ESQUERDA: Prossegue a construção, mas o prazo não seria cumprido (O Estado de
S. Paulo, 22/8/1940). |
ACIMA: Trilhos do prolongamento na estrada da cidade de Balsamo (O Estado de S. Paulo, 24/8/1940).
ACIMA: Traansporte de brita para a ferrovia feito no prolongamento da linha entre Mirassol e Balsamo (O Estado de S. Paulo, 24/8/1940).
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1941
À ESQUERDA: A estação seria inaugurada pouco mais de um mês mais tarde (O Estado de
S. Paulo, 28/1/1941). |
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1941
À ESQUERDA: O armazem já funcionava, mas a estação seria inaugurada "provavelmente em fevereiro" (O Estado de
S. Paulo, 31/1/1941). |
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1941
À ESQUERDA: Assentamento de trilhos até a estação (O Estado de
S. Paulo, 2/2/1941). |
ACIMA: A primitiva estação de Balsamo,
nos anos 1940, com uma composição da EFA em sia plataforma
(Acervo Aparecido Salatini).
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1949
À ESQUERDA: O progresso de Balsamo, oito anos após a estação (O Estado de
S. Paulo, 22/1/1949). |
ACIMA: Charreteiros trazendo e aguardando
passageiros do trem da E. F. Araraquara junto à estação
de Balsamo. Possivelmente anos 1960 (acervo Julio Martines Parra,
site http://netogeraldes.blogspot.com.br).
ACIMA: A estação de Balsamo em 2022 (Diario da Região, 25/06/2022).
(Fontes: Rodrigo Cabredo; Silvio Rizzo; Rafael Corrêa;
Ebert de Souza; Aparecido Salatini; acervo
Julio Martines Parra; http://netogeraldes.blogspot.com.br; Folha da
Manhã, 1940; FEPASA: Relatório de Instalações
Fixas, 1986; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapas
- acervo Ralph M. Giesbrecht) |
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Em 1986, a estação já no abandono. Relatório
de Instalações Fixas da Fepasa, 1986 |
Em 1986, a estação já no abandono. Relatório
de Instalações Fixas da Fepasa, 1986 |
A estação de Bálsamo, agora ocupada, em
09/2001. Foto Rodrigo Cabredo |
A estação de Bálsamo, em 09/2001. Foto
Rodrigo Cabredo |
O armazém de Bálsamo, em 09/2001. Foto Rodrigo
Cabredo |
A estação de Bálsamo, em 09/2001. Foto
Rodrigo Cabredo |
A estação de Bálsamo, em 1/3/2009. Foto
Rafael Corrêa |
A estação de Bálsamo, em 1/3/2009. Foto
Rafael Corrêa |
O armazém de Bálsamo, em 1/3/2009. Foto Rafael
Corrêa |
Plataforma da estação em 12/10/2015. Foto Ebert
de Souza
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O armazém de Bálsamo, em 15/4/2016. Foto Silvio
Rizzo |
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Atualização:
28.06.2022
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