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VXY Mogiana em MG
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Mirassol
Bálsamo
Engenheiro Balduíno
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Tronco EFA-1970

IGG-SP-1945
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Araraquara (1941-1971)
FEPASA (1971-1998)
BÁLSAMO
Município de Bálsamo, SP
Linha-tronco - km 231,686 (1960)   SP-0879
Altitude: 544 m   Inauguração: 01.03.1941
Uso atual: aparentemente moradia (2016)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido o primeiro trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas financeiros, a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente em 1933, depois de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada até Mirassol, e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando a Presidente Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná. Em 1955, completou-se a ampliação da bitola do tronco para 1,60m, totalmente pronta no início dos anos 60. Em 1971 a empresa foi englobada pela Fepasa. Trens de passageiros, nos últimos anos somente até São José do Rio Preto, circularam até março de 2001, quando foram suprimidos.
 
A ESTAÇÃO: "No distrito de Bálsamo, município de Mirassol, estação do prolongamento da E. F. Araraquara em demanda a Porto Taboado - foi localizada a primeira estação do prolongamento. O leito já está todo preparado no primeiro trecho do prolongamento e recebe agora os últimos trilhos. No empedramento da linha trabalham grandes turmas de operários. Está sendo montada também e provisoriamente uma estação de madeira feita de peças de armar. Oportunamente, Bálsamo terá sua estação definitiva" (Folha da Manhã, 29/9/1940).

A estação de Bálsamo foi realmente aberta seis meses depois, já em 1941, como ponta de linha da EFA. O prédio era um galpão de madeira, efetivamente substituído mais tarde por outro prédio de alvenaria.

Em 1986, já lhe faltavam telhas na cobertura e a própria Fepasa recomendava sua demolição. Em 2016, ela ainda estava de pé; ficava afastada do centro, em um lugar alto. Estava ocupada por um homem que aparentemente beneficia ali produtos agrícolas. Curioso o prédio ter um pé-direito muito alto.

ACIMA: A primitiva estação de Balsamo, nos anos 1940, com uma composição da EFA em sia plataforma (Acervo Aparecido Salatini). ABAIXO: Charreteiros trazendo e aguardando passageiros do trem da E. F. Araraquara junto à estação de Balsamo. Possivelmente anos 1960 (acervo Julio Martines Parra, site http://netogeraldes.blogspot.com.br).

(Fontes: Rodrigo Cabredo; Silvio Rizzo; Rafael Corrêa; Ebert de Souza; Aparecido Salatini; acervo Julio Martines Parra; http://netogeraldes.blogspot.com.br; Folha da Manhã, 1940; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapas - acervo Ralph M. Giesbrecht)
     

Em 1986, a estação já no abandono. Relatório de Instalações Fixas da Fepasa, 1986

Em 1986, a estação já no abandono. Relatório de Instalações Fixas da Fepasa, 1986

A estação de Bálsamo, agora ocupada, em 09/2001. Foto Rodrigo Cabredo

A estação de Bálsamo, em 09/2001. Foto Rodrigo Cabredo

O armazém de Bálsamo, em 09/2001. Foto Rodrigo Cabredo

A estação de Bálsamo, em 09/2001. Foto Rodrigo Cabredo

A estação de Bálsamo, em 1/3/2009. Foto Rafael Corrêa

A estação de Bálsamo, em 1/3/2009. Foto Rafael Corrêa

O armazém de Bálsamo, em 1/3/2009. Foto Rafael Corrêa

Plataforma da estação em 12/10/2015. Foto Ebert de Souza

O armazém de Bálsamo, em 15/4/2016. Foto Silvio Rizzo
 
     
Atualização: 15.11.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.